Este fim de semana será marcado por ações de conscientização sobre um tema delicado na nossa região: o trabalho infantil. Por isso, com o objetivo de reforçar sobre o direito das crianças à educação, bem-estar, dignidade e, sobretudo, ao aproveitamento da infância, a Prefeitura de Valadares fará trabalhos de abordagem social no centro da cidade.
Neste sábado (9) e domingo (10), as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), do Serviço de Abordagem Social e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estarão nas ruas distribuindo panfletos informativos e orientando a população em torno do assunto.
Pandemia foi uma agravante da situação
A psicóloga técnica de Referência do Serviço de Abordagem Social, Marcela Becho, explica que a pandemia da covid-19 expôs as famílias de baixa renda a uma condição de maior vulnerabilidade social:
“Muitos adultos perderam os empregos e se depararam com as crianças dentro de casa; então resolveram colocar os pequenos para comercializarem guloseimas nos semáforos e ruas da cidade como forma de conseguirem alguma renda. Diante disso, precisamos sensibilizar a sociedade para que não compre estes produtos e denuncie estas práticas abusivas para o Creas ou o Conselho Tutelar – que são os responsáveis por tomar as providências cabíveis”, orientou a profissional.
A ação acontecerá de 9h às 12h, na rua Israel Pinheiro esquina com Dom Pedro II e em demais pontos estratégicos até o Mercado Municipal.
Portanto em caso de denúncias sobre trabalho infantil, entre em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone (33) 3271-5414 ou com o Creas pelo número (33) 3221-9551. No ato da denúncia, deve-se informar o local, a quantidade de crianças e a qual trabalho estão submetidas.