A Secretaria Municipal Saúde (SMS) intensificou o trabalho de vacinação contra a covid-19 em Governador Valadares. Segundo a Prefeitura, a estratégia usada no momento é fortalecer ainda mais a ligação entre saúde e educação. A instituição de ensino que recebeu hoje as imunizações foi a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Erloz.
“A equipe de saúde realizou a orientação dos alunos quanto às medidas de prevenção, tratamento e vacinas para que eles entendam a importância da vacinação contra a covid-19 e repassem essas informações à família, em casa. Em seguida, os estudantes que estavam com a autorização dos pais, cartão de vacinas e do SUS foram vacinados”, informou a Prefeitura.
Com todos os documentos em mãos, Davi Lucas Rodrigues Pinheiro, de 12 anos, foi primeiro a receber a dose. Segundo ele, a mãe não teve tempo de o levar a uma unidade de saúde. “Agora estou mais tranquilo; foi muito bom terem vindo aqui na escola”, disse ele.
Pamela Carmen Moreira Silva, também de 12 anos, estava bastante nervosa, à espera da sua dose, mas contou com o apoio de toda a equipe na hora da vacinação. “Tenho muito medo de agulha, mas, se é para proteção, vamos lá”, disse ela.
De acordo com Micael Alves, coordenador da Atenção Primária à Saúde, essa ação reforça todo o empenho da SMS em integrar saúde e educação e, mais ainda, vacinar a todos. “Até o momento, 68% desse público recebeu a primeira dose e 31% a segunda. Avançamos muito, mas pode ainda melhorar a vacinação em todas as idades. A SMS está se mobilizando. No entanto, a comunidade precisa fazer sua parte”, finalizou.
A vacinação vai acontecer de forma gradativa, na medida em que mais escolas forem aderindo à ação.
Informações: Prefeitura de Valadares