A seleção brasileira masculina de futsal assegurou, pela segunda vez consecutiva, a medalha de bronze na Copa do Mundo Fifa, ao vencer de virada o Cazaquistão, por 4 a 2, em Kaunas, na Lituânia, na tarde de ontem (3). A equipe canarinho perdia por 1 a 0 ao final do primeiro tempo. Na volta do intervalo, o empate veio com gol contra do fixo Taynan, brasileiro naturalizado cazaque, mas a história do jogo só mudou mesmo nos minutos finais, com finalizações certeiras de Rodrigo, Ferrão e Lé.
No primeiro tempo, o Brasil desperdiçou oportunidades de abrir o placar. Logo no primeiro minuto, em contra-ataque, Rodrigo quase marcou; depois, aos 10 minutos, Dieguinho recebeu na entrada da área e bateu de primeira, mas o goleiro cazaque Higuita defendeu. Na sequência, Arthur também quase balançou as redes, ao se livrar da marcação e arrancar em lance individual. Após 11 minutos, o Cazaquistão saiu na frente com gol de Akbalikov, que aproveitou lançamento na medida do goleiro Higuita.
Na segunda etapa, aos quatro minutos, Taynam tentou recuar a bola para Higuita e fez contra, garantindo o empate para o Brasil. E foi ele mesmo que ampliou para o Cazaquistão aos 11 minutos. Na sequência, os brasileiros voltaram a igualar o placar com Rodrigo, após tabela com Dieguinho. Aí a pressão total foi brasileira: aos 13 minutos, Pito pelo lado esquerdo tocou pra Ferrão marcar o gol da virada, e pela primeira vez o Brasil ficou à frente do marcador. E coube a Lé sacramentar a vitória e garantir o bronze, ao mandar uma bomba já aos 15 minutos.
Portugal campeão
Na final da competição, Portugal derrotou a Argentina, que havia eliminado o Brasil nas semifinais, e conquistou a sua primeira Copa do Mundo de Futsal. A equipe portuguesa, que conta com Ricardinho, que já foi eleito seis vezes o melhor do mundo pela Fifa, abriu vantagem com dois gols de Pany. Claudino diminuiu para a seleção argentina, que ainda mandou uma bola na trave no último lance da partida.
*Com informações da Agência Brasil