SAAE instala bomba flutuante no rio Doce para auxiliar na captação

O período de estiagem na região vai de abril a outubro, com pico em agosto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) instalou, na manhã desta segunda-feira (5), uma “bomba flutuante” no rio Doce. Ela faz parte do conjunto motobomba flutuante que auxilia na captação de água e estava fora do rio há cerca de um ano. Agora, após manutenção e em perfeita condição de operação, auxiliará a autarquia a manter o abastecimento da cidade durante a estiagem.

O SAAE possui dois flutuadores e cada um tem duas bombas de captação, totalizando assim quatro bombas. Esses dois conjuntos flutuantes captam até 600 litros por segundo. Eles ficam localizados no leito do rio a dez metros da margem, para facilitar a captação da água. A instalação desse segundo conjunto flutuador foi feita por volta das 8 horas por uma equipe técnica do SAAE.

O diretor Walter de Albuquerque acompanhou os trabalhos. “Estamos trabalhando preventivamente em várias frentes para evitarmos transtornos durante o período de estiagem. A instalação dessas bombas traz mais tranquilidade, mas é preciso que a população faça a sua parte, economizando água”. A atual capacidade de captação do SAAE é de 900 litros por segundo.

Estiagem

Para enfrentar o período de estiagem, que na região vai de abril a outubro, com pico em meados de agosto, o SAAE vem adotando medidas preventivas. Entre essas ações, além das melhorias nos sistemas de captação de água com manutenções preventivas e programadas nas estações de Tratamento de Água (ETA’s) e nos conjuntos flutuantes, estão também o desassoreamento nas áreas de captação no rio Doce e compra antecipada de materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência