O trecho da rua exigia constantes manutenções e, agora, com a troca de calçamento, a secretaria pretende diminuir esses transtornos
Pensar em uma melhor infraestrutura para as ruas vai muito além de executar o calçamento. Além de planejar os custos, resistência do pavimento e facilidade de manutenção, o gestor público deve levar em conta questões como sustentabilidade e o conforto para a população. A exemplo disso, na rua Porto Seguro, no bairro Morada do Vale, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) iniciou a troca de parte do calçamento da via, substituindo o asfalto por calçamento de pedra. O trecho da rua que está sendo beneficiado está compreendido entre as ruas Martim de Souza e Duarte Coelho e, frequentemente, apresentavam problemas.
Além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, o calçamento de pedra oferece facilidade de manutenção e auxilia no escoamento da água, evitando enchentes. Além disso, a temperatura não eleva da mesma maneira que o asfalto, tornando-se urbanisticamente mais confortável. É um tipo de calçamento indicado para locais de grande fluxo de pessoas e veículos.
Assim, com a troca do calçamento na rua Porto Seguro, a secretaria visa a garantir melhores condições de locomoção para os moradores, além de diminuir a necessidade de constantes manutenções que o trecho exigia.