A cervejaria valadarense HaüsMalte foi premiada em um dos concursos de maior credibilidade do mundo, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC). A premiação aconteceu nessa quinta-feira, dia 18. Ao todo foram 3.162 rótulos inscritos de todo o Brasil. As avaliações foram decididas por mais de 100 juízes de várias nacionalidades, e a HaüsMalte venceu na categoria “Belgian Dark Strong Ale” com a cerveja Dépassé.
Nesta edição, a premiação aconteceu via Youtube e Facebook. Foram 256 cervejas premiadas em 134 categorias, sendo 75 com medalhas de ouro, 88 de prata e 93 de bronze. Para conquistar uma das três medalhas – ouro, prata ou bronze -, cada cerveja precisa alcançar uma determinada pontuação.
Com a certificação do concurso, a HaüsMalte, com pouco tempo de caminhada, já entra na lista na produção das melhores cervejas artesanais do mundo, a Dépassé. Os proprietários Adriano Juliano e Matheus Magalhães Oliveira comemoraram a conquista. “É a primeira vez que a gente participa de uma competição de cervejas em um ano atípico de pandemia. A gente viu o anúncio e decidimos participar porque o público tem apreciado bem a Hausmaulte, aí tivemos esta grata surpresa de ter conseguido a maior pontuação com a Dépassé. Outras amostras foram enviadas também, mas a Dépassé foi nosso destaque”, contou Adriano.
Matheus explicou o estilo da cerveja destaque na competição, a Dépassé. “É uma cerveja da escola belga, com 10% de teor alcoólico com amargor mais baixo e vai remeter a frutas escuras como uva-passa, ameixas, lances de nozes. É uma cerveja que a gente usa todos os insumos da Bélgica, uma receita bem específica e detalhada”, conta.
Juliano acredita que a premiação pode levar o nome da cervejaria em outros patamares no mercado. “A premiação vem para coroar o trabalho que vem sendo realizado. É um juizado que entende de cerveja que reconheceu nosso trabalho, através da premiação, então a gente acredita que vai alavancar o negócio”, disse.
Produto 100% valadarense
Os sócios contam que a cervejaria foi inaugurada em 2018. No início era apenas uma loja brewshop com objetivo de difundir a cultura cervejeira em Governador Valadares, atendendo os cervejeiros com insumos e equipamentos para fabricação de cerveja artesanal.
Depois com a aceitação do público, os cervejeiros decidiram abrir uma fábrica em 2020. Hoje a cervejaria oferece mais de 15 estilos em lata, garrafa e chope bem gelado.
A fábrica da HaüsMalte fica na avenida José Ivair Ferreira, 71, bairro Santo Agostinho, próximo ao Tiro de Guerra. O pub da cervejaria fica localizado na rua Sete de Setembro, 2.097, Esplanada. Na onda roxa, a cervejaria está atendendo somente via delivery pelo telefone (33) 9845-29326.
“É gratificante saber que em pouco tempo no mercado ganhamos um prêmio tão importante. A nossa alegria é contagiante em saber de um produto da nossa região ter ganhado tantos elogios do público valadarense.”
Matheus Magalhães, cervejeiro
O estilo de cervejas no catálogo oferecido pela HaüsMalte é para quem tem um paladar exigente. “A cerveja artesanal é uma cultura pouco difundida por aqui. Saímos para outras cidades para aprender e conhecer mais sobre a cultura cervejeira. A gente até espanta como o negócio cresceu tão rápido, e as pessoas têm apreciado cada vez mais a cerveja artesanal. Ela cai muito bem também para harmonizar pratos e apreciar em diferentes ocasiões do dia. A mais tradicional e pedida do público é a pilsen, que cai bem em qualquer momento”, contou.
Em meio ao fechamento de bares e restaurantes, devido a pandemia do novo coronavírus, os cervejeiros pensaram em algo para ajudar nas vendas “Estamos lançando um clube de assinatura de cerveja, em que todo mês o cliente vai receber uma cerveja nova inusitada”, explicou Adriano.
O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma realização da Ablutec com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte, e acontece todos os anos em Blumenau (SC). Confira a lista completa dos vencedores neste link.