Após mudança drástica de foco profissional em solo americano, Matheus Dias Nascimento auxilia famílias com seu conhecimento
por Fábio Velame
Brasileiro que vai para o exterior em busca de uma melhor perspectiva de vida é algo comum. Os Estados Unidos é um dos países que mais recebem esses cidadãos brasileiros. Matheus Dias Nascimento nasceu em Galileia, morou por 22 anos em Governador Valadares e, desde novembro de 2018, vive com sua esposa em Pompano Beach, Flórida, Estados Unidos. Após mudar o foco profissional em território americano, o galileense vive uma nova realidade.
Formado em Ciências Contábeis, Matheus era professor universitário, ministrava cursos profissionalizantes na Fiemg e também chegou a trabalhar em escritório de contabilidade. Já a esposa, que nasceu nos Estados Unidos, trabalhava como psicóloga no Instituto de Nefrologia anexado ao Hospital Bom Samaritano.
Após um período de férias nos Estados Unidos, Matheus e a esposa decidiram ficar de vez por lá e começar uma nova vida. O desafio foi grande, pois tiveram que deixar uma vida estabilizada para começar do zero. “Decidi deixar a zona de conforto das salas de aula e do bom domínio de um escritório contábil para encarar uma nova vida, novos desafios que eu mesmo nunca imaginei. No começo tudo é muito difícil, as coisas não acontecem como a gente quer, mas decidi encarar o novo desafio. Não foi nada fácil, trabalhei na área de construção civil, limpeza, instalação de portas e janelas de impacto e, até manobrista de carros, alguns dos trabalhos que encarei com muito orgulho e que me ajudaram a crescer como pessoa”, relata Matheus.
Mesmo com as novas funções exercidas nos Estados Unidos, Matheus estava frustrado profissionalmente. A partir desse descontentamento, ele foi atrás de qualificação. “Estava insatisfeito com o meu rumo profissional, mesmo que os trabalhos que desenvolvia fossem dignos. Resolvi buscar dois nortes, o primeiro, aprender o idioma local, algo que foi essencial. Passava horas e horas me dedicando e muita das vezes dormindo só quatro ou cinco horas por noite, e segundo, o desejo que eu tinha no meu coração de voltar para área que eu sempre dominei muito: a área financeira”, disse.
Nessa busca por mais qualificação, Matheus teve oportunidade de conhecer bons contatos que o ajudaram a seguir o novo caminho. Após tirar licenças no âmbito estadual e federal, se vinculou à uma empresa norte-americana que trabalha há mais de 30 anos na área financeira e conseguiu se estabilizar. “Desde o começo do ano, quando tirei minha última licença, estou trabalhando exclusivamente como educador financeiro. Existe um projeto em Miami que busca novos talentos nessa área, mas só pode se inscrever quem é prestador de serviços financeiros. Foi nesse momento o meu ponto de partida. Percebi que poderia ir ainda mais longe, podendo levar conhecimento. Diante disso, comecei vários projetos, o primeiro deles foi o “Eneagrama Financeiro”, a criação de personalidades financeiras pessoais, traçando pontos positivos e negativos de cada indivíduo em relação a suas finanças. Um grande sucesso inesperado, ganhando até um prêmio de inovação por instituições financeiras locais”.
Satisfeito com sua nova realidade, Matheus detalha um pouco dos seus feitos após a mudança de foco profissional. “Estou apto para ajudar famílias a prosperarem ainda mais, se protegendo e investindo de maneira correta. Além de atender vários outros clientes ao redor do mundo que desejam investir na bolsa americana. Percebi também que a internet é um ótimo negócio, então comecei a ter destaque no meu perfil do Instagram, que de 100 seguidores, hoje chega a quase 6 mil”.
Mesmo com o sucesso que aumentou a sua conta bancária, Matheus destaca outro fator importante nessa caminhada de educador financeiro. “Tenho me sentido bem com essa mudança de foco profissional. Por mais que o retorno financeiro tenha chegado para mim, ajudar pessoas através do meu conhecimento é o que me deixa mais realizado. O trabalho de educação financeira estrutura uma família no processo de segurança e patrimônio. Infelizmente tem muitas pessoas por aí que perdem dinheiro por falta de informação e se complicam financeiramente”.
Para quem quiser acompanhar os trabalhos de educação financeira de Matheus, basta acessar o perfil dele no Instagram @prof.matheusdias.