5ª CIA Independente da Polícia Militar destaca queda no índice de criminalidade em GV

Instalada na antiga sede do 43º Batalhão, no bairro Vila Isa, a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIA. PM. IND) divulgou balanço do primeiro semestre de 2021, em relação ao número de crimes violentos, tráfico de drogas e apreensões. De acordo com a 5ª Cia, os crimes violentos diminuíram 37%; e de homicídio consumado, 46%. Os crimes de roubo caíram 41% e os furtos registraram redução de 19%. Os números apresentam uma queda significativa em comparação com o ano de 2020.

A Companhia é comandada pelo tenente-coronel Luiz Allan Carvalhaes, responsável por uma grande região que compreende os bairros Vila Isa, Vila dos Montes, Alto Paraíso, São Raimundo, além de Santa Rita, JK 1, 2 e 3 , e municípios como Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Periquito, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Sobrália e Tarumirim.

De acordo com o comandante, um dos principais motivos que levaram a essa redução foi um trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil e ainda o Poder Judiciário, para o cumprimento de prisões preventivas. “Primeiro, é feita a prisão em flagrante, depois é levado para Delegacia e lá é apresentado ao Poder Judiciário e convertido em prisão preventiva. Nosso trabalho tem sido com muito zelo e responsabilidade”, disse.

Outro fator determinante para a redução da criminalidade naquela região foi o aumento do número de bases comunitárias da PM. A polícia pretende usar pontos estratégicos da cidade para combater ainda mais o índice de criminalidade na área de cobertura da 5ª CIA.

“As bases comunitárias são colocadas em pontos específicos na cidade, e junto com as bases nós temos o policiamento de motocicletas, que faz patrulhamentos na região. Além do GEPAR e Tático Movel, que são equipes que realizam abordagens para apreender armas para reduzir a prática de crimes violentos. São táticas que estão dando certo”, disse o comandante.

Embora haja uma redução significativa nos índices de criminalidade, o que ainda preocupa a PM são os crimes contra a vida. O grande número de homicídios continua sendo realidade em Governador Valadares. Segundo o tenente-coronel Carvalhaes, o percentual desses crimes está ligado a crimes de tráfico de drogas e confrontos entre gangues.

O balanço da redução da criminalidade na região da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIA. PM. IND) foi destaque no Programa Balanço Geral, na TV Leste, nesta sexta feira (24). Para assistir à matéria completa, na íntegra, clique neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM