[the_ad id="288653"]

1ª Copa Fica Vivo de futsal traz esporte e visibilidade para jovens em vulnerabilidade social

A competição aconteceu na Praça de Esportes e abrange os bairros Turmalina e Carapina

Na tarde dessa sexta-feira (16), a Praça de Esportes sediou a 1ª Copa Fica Vivo. A disputa, agora oficial, faz parte das atividades que compõem o programa Fica Vivo, em parceria como o Instituto Elo e o Governo do Estado. “O Programa tem o intuito de promover a cultura de paz, reduzir a criminalidade e fazer com que os adolescentes e jovens de áreas de vulnerabilidade social tenham acesso aos espaços públicos e assim visualizem novas oportunidades”, informou a gestora social do programa, Jaqueline de Souza.

Participaram da competição os jovens assistidos pelo projeto dos bairros Turmalina e Carapina. A copa, que contou com incentivo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), inclui campeonatos de futsal sub 15 e 20, além de jogos demonstrativos de basquete e vôlei. Os times campeões ganharam troféus e medalhas. Os participantes das demais modalidades também receberam medalhas de participação. “Esta é a primeira vez que um evento neste sentido é realizado no interior do Estado. Até então só realizamos olimpíadas na capital e municípios da região metropolitana”, pontuou o supervisor do Instituto Elo em Valadares Lucas Romano.

Empoderamento

Aliás para o tenente da Polícia Militar e responsável pelo Grupo Especial de Prevenção em Área de Risco (GEPAR), do bairro Turmalina, José Otávio Júnior, muito além de reconhecimento, a iniciativa representa um gesto de amor e humanidade. “O Fica Vivo é uma declaração de amor do Estado às crianças e jovens em vulnerabilidade social. Turmalina e Carapina são territórios carentes de estrutura física para ter diversão, lazer, e quando você vê este acolhimento, vê que o Estado pensa neles. A Praça de Esportes é onde acontece todos os campeonatos oficiais de futsal do Município. Estes jovens hoje estão sendo tratados como os atletas profissionais. Isto é empoderamento”, disse.

O jovem Wenesson Roberto da Silva revelou que já sonhava em jogar na Praça de Esportes e finalmente veio a oportunidade. “Eu já tinha ido em locais aqui perto e visto a estrutura pelo lado de fora. Sempre quis vir aqui jogar bola, agora com o Fica Vivo estou tendo esta oportunidade. Aqui é da hora!”, elogiou. Por fim, o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, enfatizou que o projeto reforça o compromisso da Prefeitura de Valadares com o pleno funcionamento dos equipamentos públicos.

Programa Fica Vivo

O Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo foi criado em 2003, por meio do Decreto nº 43.334/2003. O programa atua na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, em áreas que registram maior concentração desse fenômeno. Desse modo, a intervenção estratégica é feita por meio da proteção social e da GEPAR, em que a Polícia Militar combate a criminalidade e desenvolve projetos sociais por meio de realização de oficinas de esporte, distribuição de cesta básica e outras ações.

Em Governador Valadares, o programa atende cerca de 200 jovens dos bairros Turmalina, Planalto, Carapina, Querosene, Santa Helena, Santa Efigênia e Monte Carmelo. 

Com informações da Prefeitura de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM