Expoagro é tombada como patrimônio imaterial de Valadares

FOTO:Divulgação.

A Prefeitura, através da Gerência de Patrimônio Histórico, vai promover o tombamento da Exposição Agropecuária de Governador Valadares – Expoagro GV – como patrimônio de natureza imaterial do município. O edital de tombamento foi publicado no Diário Oficial no dia 12 de abril. A cerimônia oficial de registro histórico vai acontecer na próxima sexta-feira (5), às 16h, no Parque de Exposições, no início das atividades.

Para o prefeito André Merlo, esse tombamento confere uma “imortalidade” à festa que faz parte do nosso calendário. “A Expoagro, além dos negócios que são realizados no campo da agropecuária, é uma festa importantíssima, que atrai para Valadares pessoas de toda a região e até de outros estados. Além disso, o cuidado com os bens imateriais garante maior pontuação ao município, o que aumenta os recursos recebidos pelo ICMS Cultural”, disse o prefeito.

Segundo a presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural, Carolina Bretas, o principal papel do tombamento é proteger os bens de maior representatividade histórica, cultural, arquitetônica, artística e ambiental do município. “A importância de registrar a Expoagro GV é para que ela seja perpetuada de geração a geração. Ela é considerada um bem de natureza imaterial porque vem junto com a identidade do povo valadarense”, explicou Carolina.