Zoonoses de Ipatinga realiza 2º LIRAa de 2022

De acordo com o último levantamento, município encontra-se na categoria “alto risco”

A Prefeitura de Ipatinga – por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – iniciou nessa segunda-feira (2) o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. As expectativas são de melhoria, já que o resultado da última pesquisa deixou o município em alerta. Conforme os dados, a cidade encontra-se na categoria alto risco, com índice de infestação em 6,1%.

O levantamento é realizado, em média, quatro vezes ao ano, seguindo uma agenda definida pelo Estado. Esse trabalho visa identificar os locais com foco do Aedes aegypti e atualizar o índice de infestação atual do transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. De posse dos resultados, a Secretaria de Saúde realiza o planejamento das ações necessárias para as áreas consideradas mais críticas. 

Resultados do 2º LIRAa

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as inspeções ainda devem ser finalizadas até a próxima sexta-feira (6). Nesta segunda verificação de 2022, serão vistoriadas mais de 4 mil residências de Ipatinga. Ainda segundo a SMS, o número de pessoas contaminadas por dengue caiu de 301 (em 2021) para 222 (em 2022), levando em consideração os quatro primeiros meses. A Prefeitura de Ipatinga atribui essa pequena melhora às intervenções realizadas por agentes de endemias nos bairros durante o último ano.

Orientações

Portanto, no intuito de reduzir ainda mais o número de casos, a SMS-Ipatinga orienta os moradores quanto às principais medidas de combate ao Aedes:

“Ter atenção especial quanto aos recipientes que acumulem água, potenciais focos de proliferação de larvas. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou tratados. A vistoria de criadouros deve abranger locais menos convencionais, como calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, além de vasos sanitários desativados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM