O governador Romeu Zema (Novo) confirmou, através de suas redes sociais, que vai sancionar o congelamento dos valores do IPVA 2022. O Projeto de Lei (PL) 3.278/21 que congela a tabela de referência dos valores dos veículos nacionais e importados, para fins de cálculo do IPVA, já havia sido aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 15 de dezembro.
Antes de confirmar o congelamento, Zema indicou que conversou com representantes de prefeituras, já que metade do valor do imposto vai para os municípios diretamente e ele tinha que ouvir esses representantes, mas ressaltou que o melhor para os mineiros seria feito.
Para fins de cálculo e recolhimento do IPVA em 2022, serão considerados os valores da base de cálculo constantes da tabela de 2020, prevista para o exercício de 2021. “O cobertor das contas públicas de Minas é curto. Mas para amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros, vou sancionar o congelamento do IPVA 2022 nos mesmos valores de 2021. Seguiremos equilibrando as contas para permitir ações imediatas sem comprometer o futuro. Todos estamos em um período difícil, mas juntos estamos vencendo.”, diz a postagem de Zema, confirmando que irá sancionar o projeto de lei.