[the_ad id="288653"]

Virada Cultural acontece neste final de semana em Valadares; confira a programação

Virada Cultural acontece neste final de semana em Valadares; confira a programação
FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – A 6ª edição da Virada Cultural em Governador Valadares acontecerá neste final de semana. Então já se prepara para dois dias com muita música, apresentações teatrais, dança, oficinas, exibição de curtas metragens e muito mais. O palco principal do evento será na área da Feira da Paz, que além de ser local para os pousos dos pilotos de parapente, neste sábado (17) e domingo (18), também receberá mais de 35 atrações culturais. Inclusive, toda a programação é gratuita e acontecerá desde a parte da manhã até a noite. 

Com um line-up diverso, a Virada Cultural contará com dois palcos de apresentações: o Palco Ibituruna e o Palco Rio Doce. A programação do evento também se estenderá para outros espaços como Tenda Oitis, Área Kids e atividades ao ar livre. 

Na música, artistas de Governador Valadares e região apresentarão ao público shows com uma playlist bem diversificada, passando pelo pop, rock, pagode, MPB, sertanejo, rap, uma mistura de estilos e sons que é a cara do brasileiro. 

“A Virada Cultural, ela começou com os artistas tocando voluntariamente, só depois que a gente foi conseguir acessar recursos para remunerar os artistas. Então a gente sempre contou com a parceria dos artistas. A gente tem uma relação muito bacana com o pessoal que coopera com a gente para produzir uma festa que é feita com muitas mãos. E esse ano a nossa equipe tem mais de 60 pessoas, a gente vai ter  35 atrações. E além da Virada Cultural tá integrando a programação de mais dois outros festivais”, disse Letícia Firmato, produtora cultural e membro do coletivo Virada Cultural GV.

FOTO: Divulgação

Além dos shows musicais, também faz parte da programação apresentações teatrais e circenses, rodas de conversa, exibição de documentários, competições de danças e batalhas de rima. Simplesmente uma grande celebração das artes e da cultura tendo como centro as manifestações artísticas da nossa região. 

“Para além de um evento é um movimento. O nosso objetivo é trazer o bem-estar e a integração social; oferecer lazer para todas as famílias, trazer a diversidade, a integração. Fornecer uma experiência diferente, uma forma diferente de ocupar o espaço público e valorizar os artistas locais”, destaca Letícia Firmato.

Dentro da Virada Cultural, ainda acontecerão dois festivais  simultaneamente. “A gente também vai ter a programação do Uaitoral, que é o festival de arte autoral mineira. Então nós vamos trazer uma banda de Juiz de Fora, que é a Roça Nova, uma banda de Montes Claros, que é a Outra Banda da Lua, uma bada de Contagem, que é a Sagrada Escritura do Gueto, e também, direto de Belo Horizonte, vamos contar com a apresentação de Talita Silva e banda. Além dos 15 shows da Virada, tem esse quatro shows, tem exibição de curtas e documentários, através da SEDA – Semana de Audiovisual, que é um evento a nível estadual. A SEDA vai acontecer em cinco cidades e Valadares está sendo a primeira”, explica Letícia Firmato.    

Para aqueles que não querem apenas assistir as apresentações também será possível, durante os dois dias de evento, participar de aulas e oficinas culturais com profissionais de diversas expressões artísticas para aqueles que têm interesse em aprender e se divertir. As inscrições podem ser feitas previamente clicando aqui, ou no dia do evento, caso haja vagas disponíveis. 

A realização da Virada Cultural é a união de esforços de inúmeras pessoas que fazem parte do coletivo Virada Cultural GV. Para esta edição do festival participaram mais de 60 pessoas na elaboração do projeto durante 6 meses de trabalho, desde a idealização até a divulgação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM