[the_ad id="288653"]

Vem aí mais uma Expoagro

FOTO: Agnaldo Souza

A grande festa que une o campo à cidade será lançada oficialmente em abril, mas já tem data definida para ser realizada

Do mais experiente na agropecuária ao que não conhece as particularidades do campo, todo bom valadarense já ouviu falar ou participou da Expoagro. Conhecido como “a maior festa do interior”, o evento reúne, no Parque de Exposições José Tavares, milhares de pessoas ano a ano.

Em uma entrevista regada a um delicioso cafezinho, queijo minas e boa prosa, a equipe do DIÁRIO DO RIO DOCE conversou com o presidente da União Ruralista do Rio Doce, Marcelo Teixeira, e também com o diretor comercial, Gilmar Selani, a respeito dos preparativos para a Expoagro 2023, que já tem data confirmada. Segundo Teixeira, os aclamados shows, desta vez, estão sob o comando da empresa Trio Produtora. As atrações ainda não foram divulgadas, mas, segundo ele, serão ainda melhores.

O médico Marcelo Teixeira, presidente da União Ruralista do Rio Doce, promete uma grande festa este ano – FOTO: Fred Seixas

No encontro, estiveram presentes o editor-chefe do DRD, Fred Seixas, a repórter Carolina Moreira, a colunista social Sheila Bicalho e a diretora comercial, Melca Porto.

Confira na íntegra.

Fred: Marcelo, você assumiu a presidência há quanto tempo?

Marcelo Teixeira: Foi em outubro de 2021, no final da pandemia. Sou médico, produtor rural e a terceira geração da minha família como produtor rural. Meu avô foi um dos fundadores da União Ruralista e eu fazia parte da diretoria anterior. Na Expoagro do ano passado eu já estava como presidente.

Fred: Você pode adiantar alguma mudança que teremos neste ano?

Marcelo Teixeira: Uma grande novidade é a mudança no formato. A gente vai ter a área de shows fechada dentro do parque. Então quem quiser vir para o parque e não quiser ir para o show, quiser ver o gado, participar das outras atividades e atrações, como o rodeio que a gente está viabilizando, o muladeiro, o team penning, vai poder vir em um preço mais acessível. Quem quiser ver o show, vai ter a oportunidade de vir com o ingresso do show, entrar no parque e ir para a área do show.

Fred: O que é essa prova de muladeiro?

Marcelo Teixeira: É um concurso de marcha, tem um jurado que vai avaliar o melhor andamento. Mas só de mula e burro. É uma prova muito bonita. Normalmente, tem premiação alta.

Carolina: Sobre a volta do rodeio, foi algo muito solicitado pelo público? Como foi tomada essa decisão?

Marcelo Teixeira: Sempre tem esse questionamento. No ano passado, as pessoas, nas nossas redes sociais, fizeram alguns questionamentos. E a gente entende que o rodeio é uma atração que tem tudo a ver com a Expoagro. Então a gente está conseguindo viabilizar este ano e a gente acha que vai ser mais uma das atrações. No ano passado fizeram muito sucesso a vaquejada e o team penning, que são atrações intimamente ligadas à atividade agropecuária. E o rodeio também não deixa de ser uma atividade de tradição no meio rural.

Carolina: Vai ter vaquejada este ano?

Marcelo Teixeira: A vaquejada, provavelmente, não será durante a Expoagro. A intenção é que seja feito outro evento, aqui no Parque, mas não durante a Expoagro. No ano passado foi um tumulto para a gente conseguir controlar as coisas (risos). O pessoal gosta muito de vaquejada e o movimento é pesado.

Sheila: E os concursos, se mantêm este ano?

Marcelo: Sim, com certeza. Os torneios leiteiros da Cooperativa, as exposições das raças. A gente está tentando viabilizar um Estadual do Gir Leiteiro, uma exposição do Guzerá, buscando captar os produtores de fora para que tragam o gado para cá. Para isso, a gente precisa ir a outras exposições. É um trabalho árduo. A gente sabe que manter esse tipo de animal estabulado, hoje, é caro. Então temos que fazer um trabalho pesado para conseguirmos que o pessoal de fora venha também, além dos produtores daqui. Porque, aqui, é uma bacia leiteira forte. A gente acha que vai ser uma exposição melhor do que a do ano passado, o que já é um grande desafio.

Fred para Gilmar Selani: Sabe quantas pessoas compareceram no ano passado?

Gilmar Selani: Foram 250 mil passantes durante todo o evento. Tivemos dificuldades de atender a todos os expositores que gostariam de uma área de estande aqui dentro. Tanto que, neste ano, estamos criando novas áreas.

Carolina: Essa procura dos comerciantes começa quanto tempo antes do evento?

Gilmar Selani: Já começou! Já temos estandes vendidos.

Sheila Bicalho: Que maravilha! É uma festa muito linda!

Melca Porto: Vai acontecer na mesma época?

Marcelo Teixeira: A 52ª Expoagro acontecerá do dia 7 a 16 de julho, com lançamento oficial de toda a grade no dia 12 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM