Veja o que se sabe até o momento sobre o caso de meningite bacteriana registrado em Valadares

Na última quarta-feira (22) foi notificada por um hospital particular em Governador Valadares o caso de uma criança de 4 anos com meningite meningocócica, também conhecida como meningite bacteriana.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (24) foi divulgado o primeiro laudo oficial, realizado pelo laboratório de referência em Belo Horizonte (FUNED – Fundação Ezequiel Dias). O documento atesta que a meningite é bacteriana, mas não foi causada pela bactéria meningococo. O diagnóstico definitivo, que mostra qual é o agente, ainda não foi liberado pela FUNED.

Após a apresentação desse primeiro laudo, a Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde, “em decisão conjunta com as referências regional e estadual, recomendou a todos os contatos a interrupção da medicação que havia sido prescrita, bem como a liberação das medidas cautelares de circulação. Ou seja, eles podem voltar à rotina”.

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde

Quando o caso foi informado à Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira (22), o Departamento de Vigilância em Saúde foi acionado e tomou as providências cabíveis: ir até a escola particular onde a criança estuda e identificar as demais crianças que tiveram contato com ela, as quais fariam uso de medicação para tratamento.

Porém, com a decisão divulgada nessa sexta-feira (24), a equipe da Gerência de Epidemiologia recomendou que seja feita a devolução da medicação a partir da próxima segunda-feira (27) no próprio departamento, para que seja desprezada como lixo hospitalar.

No final do comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a conduta adotada pelos profissionais do município, após comunicação feita pelo hospital particular ao Departamento de Vigilância em Saúde, foi baseada nas informações disponíveis e atualizadas, conforme os protocolos determinados pelo Governo do Estado/Ministério da Saúde, quando se trata de doença altamente infecciosa.

O Departamento de Vigilância em Saúde está localizado na rua Israel Pinheiro, 2025, Centro.

Vacinação em Governador Valadares

Neste sábado (25), das 13h às 18h, acontece no shopping de Governador Valadares a vacinação contra a meningite para crianças de 11 e 12 anos. Será ofertada a dose do imunizante Meningo ACWY, destinado somente para adolescentes que precisam atualizar o cartão vacinal. Em caso de dúvidas se o Cartão de Vacina está completo, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que procure a Unidade de Saúde mais próxima de casa.

O que é a meningite bacteriana?

A infecção por meningite meningocócica é considerada uma situação de emergência. É uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo — cérebro, bulbo e cerebelo — e a medula espinhal), causada por bactérias. Os sintomas podem ser febre alta, dor de cabeça, náuseas, rigidez na nuca e sonolência, entre outros.

A transmissão da meningite bacteriana ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como