No mês de outubro inicia-se o período chuvoso nas cidades da bacia do rio Doce, com aumento de temperatura. É o que aponta a área de climatologia do campus do Instituto Federal de Minas Gerais em Governador Valadares (IFMG-GV), ao interpretar todos os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A interpretação/análise do clima do mês de outubro foi feita pelo professor Fúlvio Cupolillo, da área de geografia/climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares, com base no INMET.
Governador Valadares e região
Para o mês de outubro são esperados registros de chuva de 69,8 a 108,0 mm, respectivamente, em Governador Valadares e Coronel Fabriciano. Enquanto os registros de temperaturas máximas variam entre 32,1°C e 27,3°C e as mínimas entre 21,1°C e 16,5°C, respectivamente, em Aimorés e Viçosa. Tais registros de temperaturas mais elevadas, tanto para a máxima como para a mínima, resultam da influência da localização latitudinal da região. Todavia, algumas cidades do entorno podem apresentar registros mais baixos, devido à localização altimétrica – cidades de altitudes mais elevadas e, consequentemente, com temperaturas mais baixas que a região do entorno.
De acordo com o IFMG – Campus GV, o total acumulado de chuvas mensal, segundo a normal climatológica, período 1981-2010, para a bacia do rio Doce demonstra, no mês de outubro, valores que variam entre 100 mm a 125 mm a montante da bacia e 75 a 125 mm no vale médio (entre Ipatinga e Aimorés). A temperatura média compensada, segundo a normal climatológica, período 1981-2010, para a bacia do rio Doce, demonstra no mês de outubro valores que variam entre 22°C e 24°C a montante da bacia e entre 24°C e 26°C no vale médio.
Para outubro de 2021 a temperatura média prevista para toda a bacia do rio Doce varia de 17,5°C a 25,0º C, conforme o Inmet. As localidades serranas e/ou a montante da bacia apresentarão temperaturas variando entre 17,5°C e 22,5°C, e no setor médio da bacia as temperaturas variarão entre 22,5°C e 27,5°C. Há também uma previsão de anomalias positivas, ou seja, as temperaturas devem registrar de 0,2°C a 0,4º C acima da média. As localidades serranas e/ou a montante da bacia apresentarão anomalias 0,2°C a 0,4°C, enquanto na porção média da bacia estão previstas anomalias próximas da média, variando de -0,2°C a 0,2°C.
Vale do Mucuri
De acordo com o balanço da área de geografia/climatologia do IFMG – Campus GV, o Vale do Mucuri, especialmente os municípios limítrofes com o sul da Bahia, como Serra dos Aimorés, possuem um registro médio mais elevado de precipitação no mês de outubro. Esses registros resultam da maior proximidade desses municípios com o litoral sul da Bahia e, consequentemente, da influência das brisas marítimas que transportam umidade e contribuem para a formação das chuvas.
Em relação às temperaturas máximas e mínimas, nota-se que são valores relativamente altos. As temperaturas da bacia do Mucuri também são influenciadas pela localização latitudinal, e algumas cidades pelas diferenças altimétricas. O total acumulado de chuvas mensal, segundo a normal climatológica, período 1981-2010, para a bacia do Mucuri demonstra no mês de outubro valores que variam entre 75mm a 100 mm em toda bacia.
As temperaturas médias compensadas, segundo a normal climatológica, período 1981- 2010, para a bacia do Mucuri, demonstra no mês de outubro valores que variam entre 24,0°C e 26,0°C a em toda a bacia. Assim, para o mês de outubro, a previsão das chuvas acumuladas é de 80 a 100 mm ao norte da bacia e no setor sul de 100 mm a 130 mm – valores mais elevados na região de Nanuque e Serra dos Aimorés, devido à proximidade do litoral baiano. A anomalia prevista varia de 10 mm a 50 mm de precipitação com maior probabilidade de ocorrência de volumes de chuva acima da média.
Quanto às temperaturas médias da região, devem variar de 22,5°C a 25,0º C a montante da bacia e 25,0°C a 27,5°C no vale médio da bacia (entre Teófilo Otoni e Nanuque). A previsão de anomalias apresenta tendências de que municípios próximos a Teófilo Otoni poderão registrar valores um pouco mais elevados, acima da média, com acréscimo variando entre 0,2°C a 0,4º C, e a região dos municípios de Nanuque e Serra dos Aimorés poderá registrar valores próximos da média, variando de – 0,2°C a 0,2º C.
Vale do Jequitinhonha
No municípios banhados pela bacia do rio Jequitinhonha, o mês de outubro também sofrerá influência da atuação de sistemas atmosféricos, como o MEC. Eles influenciam na precipitação e temperatura na bacia, bem como na influência dos fatores latitude e altitude aos registros de temperaturas máximas e mínimas médias.
Por outro lado, destaca-se que, nas proximidades da região de Almenara, a influência da maritimidade nos volumes de precipitação deve-se à maior proximidade com o litoral sul da Bahia. O total acumulado de chuvas mensal, segundo a normal climatológica, período 1981-2010, para a bacia do Jequitinhonha demonstra no mês de outubro valores que variam entre 55mm a 75 mm ao norte da bacia, e no restante da bacia, 75 mm a 100 mm. Quanto à temperatura média compensada, o mês de outubro apresenta valores que variam entre 24°C e 28°C a montante e no setor médio da bacia.
Para o mês de outubro, a precipitação total prevista para a região varia de 40 mm a 60 mm, ao norte da bacia, e os valores mais altos previstos variam de 60 mm a 100 mm no setor sul e entorno de Almenara, devido à sua localização, próxima ao litoral sul da Bahia. Quanto às anomalias, está prevista variação de -10 a 10 mm de chuva em relação ao total esperado no setor norte da bacia. Já no restante da bacia a variação de anomalia está prevista entre 10 mm e 50 mm, com maior probabilidade de ocorrência de precipitação acima da média na maior parte da região. Nas proximidades da divisa com a Bahia há a probabilidade de que os valores fiquem acima da precipitação total prevista.
Em relação à temperatura média, os registros irão variar entre 22,5,0°C e 27,5°C em toda a bacia do rio Jequitinhonha. Nas localidades ao norte da bacia são previstas temperaturas variando entre 25 e 27,5º C, e nas localidade ao sul temperaturas variando entre 22,5°C e 25°C.