Veja algumas dicas de alimentação para evitar exageros nas comemorações de fim de ano

O final do mês de dezembro é um verdadeiro desafio para testar quem sobrevive à temporada de datas comemorativas sem ganhar uns quilinhos. Natal, ano novo, confraternização da empresa. Não faltam opções para exagerar quando o assunto é alimentação. Mas, antes de cair de vez na festa e na comida, veja só as dicas que a nutricionista Camila Santos deu, em entrevista ao DRD, e que podem ajudar a evitar que a festa vire dor de cabeça.

As bebidas alcoólicas, como vinhos, cervejas e champanhes, estão sempre presentes e por isso é necessário manter o equilíbrio no consumo.

“Pra quem gosta, pra quem tem o hábito de beber, tentar reduzir o máximo que conseguir é uma dica superimportante. [Outra coisa que] todas as pessoas já sabem e devem continuar seguindo é se hidratar, porque o álcool realmente faz com que nós aumentemos a frequência urinária”. A nutricionista também reforçou a importância de não consumir bebida alcoólica de barriga vazia ou de misturar bebidas quentes e frias.

A orientação para uma boa alimentação nesta época do ano segue a ideia que deve ser a regra no dia a dia: o equilíbrio. Sobre isso, Camila ressalta a importância de distinguir a diferença entre o desejo e a necessidade de comer como fundamental para evitar exageros.

“É pensar que aquela refeição vai acontecer novamente, que não é o fim do mundo, que aquela comida talvez vai estar ali até no outro dia, dependendo se for algo da sua família. Tentar perceber seus sinais de fome e saciedade: ‘olha, agora eu estou satisfeito, agora eu estou comendo só porque está gostoso e eu quero mais. Então, assim, será que vale a pena? Vale a pena comer mais pra depois eu me sentir estufado, me sentir mal? No outro dia a gente fica até com indigestão, né? Não, não vale a pena. Então, assim, é um trabalho mais psicológico mesmo, tratar a nossa mente, a questão dos nossos hábitos alimentares, a questão da nossa consciência alimentar.”

Como estamos falando sobre alimentação, vamos de vez esclarecer um mito: não tem um alimento que vai ter com os exageros na alimentação. “Nenhum alimento vai te ajudar a conter os excessos da ceia. O que vai te ajudar a ter mais saciedade são realmente os vegetais, né? Um pouco mais das carnes também, elas dão mais saciedade. Mas essa questão do equilíbrio tem que estar na sua mente, tem que entender que esse é o momento, que é uma festa, que é um alimento diferente, mas você pode comer também em outras épocas do ano, não precisa comer pra morrer, exageradamente”,  explica a nutricionista.

Em resumo, tem três dicas que são fundamentais sobre alimentação: beber água para se manter hidratado, fazer consumo regular de frutas, verduras e legumes e manter uma equilíbrio tanto em quantidade como em qualidade dos alimentos.

“Eu considero fundamental pra uma alimentação equilibrada manter-se hidratado. É fundamental fazer o consumo regular de frutas e verduras todos os dias, porque elas são ricas em fibras, vitaminas, sais minerais e vão ajudar a melhorar o funcionamento do nosso corpo. Manter o intestino saudável é muito importante; comer com moderação é pensar que o que eu estou comendo hoje eu posso comer um outro momento, eu não preciso comer a ponto de não aguentar nem andar”, finaliza Camila.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM