Casos da varíola dos macacos foram confirmados em mais quatro municípios mineiros. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (25), as cidades de Cataguases, Teófilo Otoni e Contagem confirmaram um caso cada, e Santa Luzia registrou três. Ao todo, segundo a SES, Minas Gerais já registrou 44 casos de “Monkeypox”. Outros 56 casos foram descartados, 61 estão em investigação e dois foram classificados como prováveis.
Todos os casos foram confirmados por exames laboratoriais, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os pacientes estão estáveis e alguns ainda devem permanecer em isolamento até o término do período previsto. A SES informou ainda que, até o momento, os casos confirmados são todos de pacientes do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas.
Em Belo Horizonte, 32 pessoas foram contaminadas com a doença. Já em Valadares, somente dois casos foram registrados.
Além disso, dentre as pessoas contaminadas, há dois casos em acompanhamento hospitalar, devido à necessidade clínica e isolamento. Mas, em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.
Para mais informações sobre a doença, acesse este link.















