Passagens para janeiro serão liberadas nesta quinta-feira (20)
GOVERNADOR VALADARES – A partir de 1º de janeiro de 2026, os passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas contarão com uma nova opção de deslocamento: o Trem de Férias, que circulará nos meses de janeiro, julho e dezembro, sempre durante a noite. A iniciativa integra os compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão da ferrovia, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os bilhetes para o mês de janeiro começam a ser vendidos nesta quinta-feira (20). Por segurança, não haverá venda presencial durante a noite; as compras devem ser feitas no horário comercial das bilheterias ou on-line pelo site vale.com/tremdepassageiros, disponível 24 horas.
Segundo João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o novo serviço amplia as opções de viagem no período das férias. “A Vale vai lançar, a partir de 1º de janeiro de 2026, o Trem de Férias. É o trem de passageiros que vai operar nos meses de janeiro, julho e dezembro, especialmente no horário noturno. A composição partirá de Cariacica, na Estação Pedro Nolasco, às 18h, e de Belo Horizonte às 19h. As vendas de passagens começam no dia 20 de novembro, pelo site ou nas bilheterias físicas, durante o horário comercial”, explica.

Falcão detalha que a operação noturna contará com parte da nova frota já utilizada de forma alternada durante o dia. “Teremos a disponibilidade de dois carros executivos e quatro carros econômicos, e todos os serviços oferecidos no trem diurno também estarão disponíveis no noturno, incluindo restaurante e carro-lanchonete”, afirma.
A duração da viagem será semelhante à do trem atual. “Será uma viagem de aproximadamente 13 horas e meia [entre o ponto de partida e o ponto de chegada], com 400 assentos disponíveis nesse horário. A expectativa de demanda é de cerca de 20 mil passageiros por mês, nos três períodos de operação”, completa o diretor.
As estações que receberão o Trem de Férias receberam reforço na iluminação e adequações estruturais. Durante o trajeto, os passageiros poderão adquirir lanches e refeições na lanchonete do trem. As tarifas serão as mesmas praticadas no serviço diurno. As paradas de janeiro foram definidas com base na demanda atual, incluindo a conexão entre Itabira e Nova Era.


Infraestrutura
Todas as estações previstas para receber o Trem de Férias passaram por reforço na iluminação. Além do transporte de passageiros, a Vale segue investindo em obras que ampliam a mobilidade e a segurança ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada pela ANTT uma das mais seguras do país.
Valores atuais
• R$ 116 (classe executiva)
• R$ 81 (classe econômica)
Válidos para o trajeto completo entre Belo Horizonte e Cariacica. Passagens adquiridas a partir de 10 de dezembro estarão sujeitas ao reajuste anual de tarifas.
Locais de embarque e horários – Trem de Férias (janeiro)
Sentido MG → ES
Belo Horizonte – 19h
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 20h45
Rio Piracicaba – 21h51
Estação Desembargador Drumont (Nova Era) – 22h34
Conexão Itabira → Nova Era – 21h
Ipatinga – 23h54
Governador Valadares – 1h49
Conselheiro Pena – 3h11
Resplendor – 3h49
Aimorés – 4h32
Baixo Guandu – 4h42
Colatina – 5h30
Fundão – 6h56
Pedro Nolasco (Cariacica) – 8h15
Sentido ES → MG
Estação Pedro Nolasco (Cariacica) – 18h
Fundão – 19h
Colatina – 20h26
Baixo Guandu – 21h12
Aimorés – 21h22
Resplendor – 22h03
Conselheiro Pena – 22h40
Governador Valadares – 23h57
Ipatinga – 1h55
Estação Desembargador Drumont (Nova Era) – 3h15
Conexão Nova Era → Itabira – 3h35
Rio Piracicaba – 4h01
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 5h07
Belo Horizonte – 7h50









Comments 1
Em qual estação desço para Linhares es