WhatsApp-2.png

Valadares sedia Super Encontro Varejista do Leste de Minas

FOTO: Freepik

Evento promove o encontro de empresários, executivos e profissionais do varejo e da indústria fornecedora, em dois dias de atualização profissional, relacionamento e negócios. Última edição na cidade foi em 2006   

Nesta quarta (14) e quinta-feira (15), um grande encontro vai reunir, em Governador Valadares, empresários dos setores de supermercados, padarias, demais varejistas e atacadistas das regiões do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. É o Super Encontro Varejista (Sevar) do Leste de Minas, que está de volta à cidade. A última edição do evento em Governador Valadares foi em 2006 e, seguindo o perfil itinerante para atender outros centros, foi realizado em Ipatinga até 2022. Agora volta à cidade valadarense.

O evento é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Governador Valadares, do Sebrae Minas e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE).  

Principal evento da região com foco no ramo supermercadista, o Sevar é dividido em auditório, com discussão dos principais desafios, mudanças e as tendências do setor; e uma feira, que proporciona um ambiente de exposição de marca, lançamentos de produtos, realização de negócios e relacionamento comercial. É também um encontro diferente do que ocorre no dia a dia do setor, para troca de experiências entre representantes da indústria e empresários e compradores do varejo supermercadista, o que reflete positivamente em toda a economia regional. 

O congresso e a feira do Sevar em Governador Valadares serão realizados em locais diferentes. O congresso será no Centro Cultural Hermínio Gomes da Silva (Univale), com entrada na Rua Israel Pinheiro, 2000, no bairro Universitário. Já a feira, será no Centro Esportivo Univale, na Rua Vinte e Cinco, s/n, no mesmo bairro.  

Oportunidade para pequenos negócios   

Além da presença de grandes marcas regionais e nacionais já consolidadas no mercado, o Sevar abre espaço para pequenos empreendedores, como agricultores familiares; associações; cooperativas e pequenas indústrias.  

Esses negócios compõem o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) que é instalado em um setor exclusivo dentro da área de feira. O espaço é perfeito para que esses pequenos negócios tenham a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente a compradores das redes supermercadistas para negócios durante o evento ou futuras parcerias comerciais.   

Esse trabalho é uma parceria da AMIS com o Sebrae Minas visando ao desenvolvimento desses empreendedores, e consequentemente, da economia regional.  Os participantes são selecionados e treinados para o fornecimento de produtos compatíveis com as demandas do consumidor final nos supermercados.   

O CMON em Governador Valadares tem o apoio do Sebrae MG, Faemg/Senar; Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Médio Rio Doce, Emater-MG, Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais.  

Ação social   

Além de promover dois dias de qualificação, aprendizado e relacionamento estratégico, o Sevar, em todas as cidades onde é realizado, tem também atuação beneficente. Durante o evento, a AMIS promove uma campanha junto às pessoas participantes e às empresas expositoras para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, que são destinados a instituições de assistência social da cidade.  

Em Governador Valadares, a entidade beneficiada é a Casa da Menina. Os pontos de coleta das doações ficam na entrada do evento. Os donativos são entregues diretamente a representantes da entidade ao final do Sevar.    

A força do setor  

A AMIS, organizadora do Sevar, representa um setor com mais de 10,7 mil lojas no estado e faturamento de R$68,41 bilhões, em números do fechamento de 2022. Esse montante equivale a 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Além de essencial na vida das pessoas, o setor é um grande gerador de emprego e renda, empregando diretamente 367,7 mil colaboradores no estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM