Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais busca ampliar o acesso à defesa do consumidor em todas as regiões do estado
GOVERNADOR VALADARES – O Procon-MG lançará na próxima segunda-feira (28), em Governador Valadares, o projeto Procon Minas Integrado. A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com objetivo de ampliar e descentralizar o atendimento ao consumidor em todas as regiões do estado. A cerimônia de lançamento acontece às 9h30, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da cidade, na rua Marechal Floriano, 635, 4º andar, no Centro.
Presenças confirmadas
O evento contará com a participação de autoridades como:
- o promotor de Justiça do Procon-MG, Luiz Roberto França Lima,
- o prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro (PL),
- o coordenador regional de Defesa do Consumidor, promotor de Justiça Randal Bianchini Marins,
- além de representantes do poder público municipal e regional.
Mais acesso e menos burocracia
O Procon Minas Integrado tem como principal meta a instalação de novos postos de atendimento em municípios que ainda não contam com o serviço. A proposta é facilitar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores de forma gratuita e sem a necessidade de acionar o Judiciário.
De acordo com levantamento do Procon-MG, 19% dos municípios da Zona da Mata, 18% das cidades do Sul e Sudeste de Minas e 13% das localidades no Vale do Rio Doce ainda não possuem unidades do Procon. Com base nesses dados, o projeto vai direcionar esforços para ampliar a cobertura nessas regiões.
Compromisso com o cidadão
“O objetivo é garantir que todos os mineiros tenham acesso a um atendimento qualificado, gratuito e eficiente, aproximando ainda mais o Procon da população e promovendo cidadania”, afirma o promotor Luiz Roberto França Lima.
O projeto também prevê a realização de ações planejadas, firmando parcerias com os municípios e utilizando dados estratégicos para mapear a demanda.







