Valadares registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Governador Valadares comunicou nesta segunda-feira (4) que foi identificado um caso suspeito de varíola dos macacos no município. Segundo o comunicado, trata-se de um homem de 27 anos que retornou há poucos dias de uma viagem internacional. 

Ainda de acordo com a Secretaria, o homem está isolado e segue sob cuidados no Hospital Municipal, com o quadro estável, sem riscos até o momento.

Uma amostra do paciente internado foi colhida e enviada para o laboratório de referência em Belo Horizonte, na Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Assim, a Secretaria aguarda os resultados dos exames para confirmar ou não o caso suspeito de varíola dos macacos.   

Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Valadares

Varíola dos macacos em Minas 

Na última quarta-feira (29) a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. Segundo o Ministério da Saúde, a infecção ocorreu fora do Brasil. Trata-se de uma pessoa de 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 de junho.

Sobre a doença

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. O vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo a Organização Mundial da Saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como