GOVERNADOR VALADARES – Até o dia 4 de novembro deste ano, 85 adultos residentes em Governador Valadares foram notificados com o vírus HIV, segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal. Durante todo o ano de 2023, foram registrados 144 casos. Os números chamam atenção para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Casos de sífilis preocupam ainda mais
Além do HIV, os números de sífilis adquirida também chamam atenção. Até o início de novembro, foram 441 casos notificados em Valadares, contra 706 registros durante todo o ano de 2023. A sífilis adquirida é transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas e, em alguns casos, por transfusões de sangue.
Métodos de prevenção disponíveis
A camisinha continua sendo o método mais eficaz e acessível para prevenir o HIV e outras ISTs. Em Valadares, camisinhas masculinas e femininas estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde.
Outros métodos também reforçam a prevenção:
- Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP): consiste na ingestão diária de um comprimido, indicado para pessoas com maior vulnerabilidade, como aquelas com parceiros sorodiscordantes.
- Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP): indicada para pessoas que passaram por situações de risco, como sexo sem preservativo, devendo ser iniciada em até 72 horas e continuada por 28 dias.
Além disso, realizar testes rápidos regularmente é uma medida importante para o diagnóstico precoce. O teste pode ser feito com apenas uma gota de sangue, com resultado em até 30 minuto
Dia Mundial de Luta contra o HIV
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids, celebrado em 1º de dezembro, o Centro de Referência e Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE) promove uma programação neste sábado (30). A ação acontece no Mercado Municipal a partir das 8h, com palestras, distribuição de preservativos, material educativo, aconselhamento e realização de testes rápidos.
A iniciativa também faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, que intensifica ações educativas para combater o preconceito e discriminação em torno do HIV e outras ISTs. O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância da prevenção e do tratamento precoce.