Valadares realiza primeiro tour do projeto Rota Culinária Afetiva

Na manhã dessa segunda-feira (6), a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) organizou um tour para a apreciação de aromas e sabores, com os servidores municipais. A iniciativa faz parte do projeto piloto Rota Culinária Afetiva. Sendo assim, o tour começou no Centro Cultural Nelson Mandela e passou pelos empreendimentos: Fazendinha, Casa dos Chás, Varejão Popular/É Café, Empório Rio Doce Pescado, Cheiro e Sabor, Jandaia Frutas, Kit Legumes e Frutas, Recanto do Queijo, Natuceres, Prado Gourmet e Ribeiro Fiorentini.

“Na rota você encontra os mais variados produtos, como: molhos artesanais feitos pela cantora Bel Vilela; produtos feitos por produtores da região e de outros locais como Serra da Canastra; 800 variedades de chás; cafés com diferentes intensidades e tipos torrados e moídos na hora; temperos caseiros; queijos e cachaça premiados; peixes e frutas”, detalhou a Prefeitura.

Aprovação dos empreendedores

Um dos proprietários do Varejão Popular/É Café, João Batista de Andrade, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Espero que a Prefeitura dê continuidade a esse projeto e nos ajude na divulgação. A cidade merece, a população merece. Isso é muito gratificante para nós e só vem a somar”, elogiou.

Para Carlos Roberto Martins de Abreu, do Pescado Rio Doce Empório, o incentivo da Prefeitura traz vantagens ao turismo na cidade. “É muito importante para Valadares e para o mercado também. Veja como o mercado de BH se tornou um ponto turístico”, exemplificou.

E, pelo visto, a rota chamou a atenção não somente dos participantes, mas de quem se deparou com a excursão. O aposentado Antônio Cláudio França Pais estava fazendo compras em um dos estabelecimentos e, ao ver, se animou com a novidade. “Excelente esta iniciativa. O Mercado estava mesmo precisando desta divulgação. Eu não vou a BH sem ir ao mercado de lá. Aqui também tem muito potencial. Vão fazer um trabalho bonito”, disse.

Valor ao turismo

“Valadares tem uma série de belezas e particularidades escondidas. A ideia da Rota Culinária Afetiva é levar os valadarenses e visitantes a conhecer ainda mais as belezas e potencial da cidade e mostrar que tem muito valor agregado ao turismo em toda a rota”, destacou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Valadares, Kevin Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM