GOVERNADOR VALADARES – A estomia, procedimento que consiste na abertura cirúrgica no corpo para remover uma doença, obstrução intestinal ou lesão no sistema digestório ou urinário, é uma intervenção que transforma profundamente a vida dos pacientes. Por exigir o uso de uma bolsa coletora de urina, fezes ou outras secreções, o processo demanda acompanhamento contínuo e qualificado para garantir bem-estar e segurança.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira (28), o 2º Encontro Regional sobre Estomias. A iniciativa busca ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no cuidado aos ostomizados, fortalecendo uma assistência mais humanizada, empática e alinhada às necessidades desse público. O evento vai reunir profissionais de saúde e referências técnicas da rede de cuidados da pessoa com deficiência de Valadares e de municípios da microrregião. O objetivo é proporcionar troca de experiências, atualização de conhecimentos e integração entre os serviços, contribuindo para uma rede de atenção mais eficiente e acolhedora.
Organizado pelo Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef), o encontro contará com palestras, debates e um momento para perguntas. Cerca de 100 participantes, vindos de 39 municípios, são esperados para a programação, que terá início às 8h, no auditório do Anexo I da Prefeitura (antiga Fadivale), localizado na rua Dom Pedro II, nº 244, no Centro.
Confira a programação completa:
- 8h às 9h – Café de boas-vindas
- 9h às 10h30 – Princípios do cuidado, com a enfermeira Dra. Cláudia Fernandes, do SASPO de Diamantina
- 10h30 às 11h30 – Soluções das feridas periostomia, com o enfermeiro Brunno Esteves, sócio diretor da Sellus
- 11h30 às 12h – Perguntas dos convidados







