GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta terça-feira (6), a Câmara Municipal de Governador Valadares realizou uma Reunião Especial com foco no futuro da cidade. Com o tema “Liberdade Econômica & Cidades do Futuro”, o evento reuniu autoridades públicas, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir políticas de modernização da gestão municipal, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo. Além disso, o encontro marcou a adesão de Valadares ao programa do Governo de Minas “Cidades do Futuro”.
O encontro foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador Alê Ferraz (Novo), autor da Lei de Liberdade Econômica aprovada pelo Legislativo valadarense. A legislação, já em fase de implementação, visa facilitar a abertura e operação de empresas na cidade, eliminando entraves burocráticos e promovendo um ambiente mais favorável aos negócios.
Alê Ferraz destacou que a nova lei é um dos pilares da adesão de Valadares ao programa estadual “Cidades do Futuro”, voltado à digitalização de serviços públicos, modernização urbana e atração de investimentos. “Estamos trabalhando para tornar Valadares uma cidade mais eficiente, aberta à inovação e preparada para o futuro”, afirmou o vereador.
Presente na solenidade, o prefeito Coronel Sandro (PL) elogiou a iniciativa e reforçou o apoio da Prefeitura às ações que promovam liberdade econômica. “Empreender no Brasil ainda é muito difícil. Toda proposta que facilite a vida do empreendedor terá nosso apoio. Onde não for competência da Câmara, a Prefeitura assumirá a iniciativa”, garantiu.

O secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo Oliveira, também participou do evento e destacou a importância da adesão de Valadares ao programa. Durante a solenidade, o prefeito Coronel Sandro e o secretário Bruno Araújo assinaram simbolicamente o termo de adesão ao programa. . “Criamos o programa por determinação do vice-governador Mateus Simões e do governador Romeu Zema. Em 2019, 40% dos serviços do Estado eram digitais. Hoje, já passamos de 80%. Isso reduz o custo da máquina pública e torna o serviço mais eficiente para o cidadão. Fomos responsáveis pelo maior programa de inovação aberta do setor público da América Latina, conectando startups, universidades e empresas para resolver problemas reais. Agora, com o ‘Cidades do Futuro’, Valadares também poderá seguir esse caminho” destacou.
A mesa de autoridades contou com a presença do vice-prefeito José Bonifácio Mourão (PL); do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Samuel Sabagh; da secretária de Fazenda, Iana Teixeira; e do secretário de Planejamento, Gustavo Veríssimo. O evento também reuniu vereadores, secretários municipais, representantes do Sebrae, CDL-GV, Associação Comercial, Abrasel e Sindicato dos Contabilistas, além de lideranças comunitárias e empresariais.
Comments 1
Aproveito para sugerir que o Prefeito procure tornar mais efetiva a presença da Sudene tentando trazer
Novas industrias
Para a cidade. Que tal tentar trazer de volta a fabrica da COCA COLA, por exemplo?