Valadares: Mortes por covid continuam caindo e não há pacientes na fila de espera por UTI

A cidade registrou entre os dias 4 e 5 de maio 10 mortes por covid, sendo que seis dessas mortes ocorreram em dias anteriores e quatro delas nas últimas 48 horas. Números bem abaixo dos que foram registrados nos últimos meses. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, após a imunização, o percentual de óbitos e internações entre idosos com mais de 70 anos caiu em todo o estado.

Em Valadares, na noite de quarta-feira (5), duas pessoas aguardavam por uma vaga de UTI. Já manhã desta quinta-feira (6), até o momento, não há nenhum paciente aguardando um leito de UTI Covid. Vale ressaltar que os cuidados devem continuar, conforme orientam as autoridades de saúde.

Vacinação

Três meses após o início da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 no estado, já é possível observar queda na proporção de mortes e internações pelo coronavírus entre a população com mais de 70 anos.

Os dados da equipe técnica da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% das mortes registradas no estado pela doença ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda quinzena de abril o número caiu para 9,9% do total de mortes registradas.

Entre as pessoas acima de 90 anos, a queda foi de quase sete pontos percentuais, passando de 8,6%, do total de óbitos registrados por covid-19, para 2%.

Já na faixa etária entre 70 a 79 anos também é possível verificar uma redução: em janeiro, 29,5% do total de mortes eram de pessoas nessa faixa etária. Em abril, esse número reduziu para 27,4%.

Internação

Os dados relacionados às internações também apontam queda no índice de idosos com mais de 70 anos que precisaram de UTI no estado. Na segunda quinzena de janeiro, 14,8% do total de internações em UTI Covid eram de pessoas na faixa etária de 80 a 89 anos. Já em abril esse número foi para 6,9%.

Entre os idosos de 70 a 79 anos, o percentual de internados caiu de 20,6%, em janeiro, para 15,9%, em abril. Entre as pessoas acima de 90 anos, 5,1% estavam na UTI Covid em janeiro; na última semana de abril esse índice passou para 1,7% do total.

Jovens

Se entre os idosos é possível observar a redução de casos e mortes, na faixa etária de 20 a 69 anos houve aumento na proporção das mortes e das internações em UTI Covid, em relação ao total de notificações no estado.

A secretaria avalia que esse aumento se deve tanto à diminuição da porcentagem de casos e mortes entre pessoas de outras faixas etárias, mesmo diante do agravamento da doença em todo o país, causado pela introdução de novas variantes, quanto pelo aumento expressivo da circulação de pessoas nos últimos meses.

Dengue, chikungunya e zika

Até 4/5, Minas Gerais registrou 17.549 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 6.774 casos foram confirmados para a doença, com três mortes no estado.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 3.408 casos prováveis da doença e, desse total, 2.562 casos foram confirmados sem nenhuma morte.

Já quanto ao zika, foram registrados 101 casos prováveis e, desse total, 13 confirmados, também sem registro de mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM