A disputa acontece nesta sexta-feira (15); o horário ainda será definido de acordo com as condições climáticas
“Good morning. Governador Valadares is amazing”. Com este elogio – que, em português, descreve nossa cidade como ‘incrível’ – um dos juízes do Campeonato Pan-Americano de Parapente deu início à reunião da comissão avaliadora. O encontro dos juízes aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no QG da competição, que fica em um hotel de Valadares, onde também estão hospedados os pilotos.
O QG é o ponto de encontro dos pilotos, juízes e demais membros organizadores do evento. Trata-se do ambiente onde os envolvidos no campeonato se reúnem para tirar dúvidas e debater sobre a prova do dia.

E o encanto pela Capital do Voo Livre contagiou desde a equipe técnica aos participantes da 5ª edição do campeonato. A María Helena Alejandra voa há 8 anos e está pela primeira vez no Brasil. Com um sorriso estampado, a parapentista afirma que já quer voltar ao país. “Me encanta Governador Valadares”, ressaltou ela.
“Eu gostei demais. Governador Valadares é incrível. O clima, as condições são perfeitas para voar”, comenta. Sobre o pico da Ibituruna, a parapentista diz ter achado “super lindo”.
5ª edição do Campeonato Pan-Americano de Parapente
Esta é a primeira vez que Governador Valadares sedia uma edição do Pan-Americano. Atualmente, a disputa conta com a participação de 122 pilotos de 11 países, sendo a maior parte composta por brasileiros (em torno de 50). Em seguida vem a Argentina, com 26 participantes e, por fim, os Estados Unidos com 21 pilotos.
Além de serem maioria, para nosso orgulho, os brasileiros também são os ocupantes do 1º, 2° e 3º lugar do pódio. Entre eles, está o paulista Rafael Barros. Há 20 anos se aventurando pelos ares, o parapentista disse que as expectativas para hoje são as maiores possíveis e celebra sua 2ª colocação na disputa mundial. “É muito gratificante. Porque a gente não disputa só com os brasileiros. A gente está representando o Brasil. É uma sensação de dever cumprido”, declara o piloto.

E não são apenas os parapentistas que estão com as expectativas literalmente lá no alto. O organizador do evento, Jeferson Leal, segue confiante no desempenho das equipes brasileiras. Segundo ele, o campeonato é dividido em duas categorias: geral (homens e mulheres) e feminina.
O organizador explica que, devido à quantidade mais expressiva de homens participantes, a categoria exclusivamente feminina visa destacar a atuação das mulheres na competição. Nesta edição, dos 122 pilotos, apenas 10 são mulheres. Além disso, Jeferson Leal ressalta que a disputa é composta por equipes formadas por, no máximo, 10 pilotos. Ele também comentou sobre os desafios superados desde o primeiro dia:
“A gente precisa de uma logística muito grande para poder realizar este evento. Mas graças a Deus, desde o primeiro dia deu tudo certo. A gente teve uma possibilidade de chuva que acabou atrasando um pouco a prova, mas mesmo assim aconteceram muitos dias de provas. Hoje, no 7º dia, a gente espera que o campeonato tenha todos os dias de prova”.

A cerimônia de premiação das 1ª, 2ª e 3ª colocações da 5ª edição do Campeonato Pan-Americano de Parapente acontece neste sábado, às 9h30, em uma cervejaria de Valadares.
Confira as imagens da movimentação no QG da competição, na manhã desta sexta-feira (15):