Na última sexta-feira (9) foi publicada no Diário da União, a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional (SISAN) para Governador Valadares. A partir disso, o município integra a participação na articulação das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), além de viabilizar a operacionalização de programas a partir de uma abordagem mais sistêmica; ampliação da força política de segurança alimentar e nutricional em nível local; apoio técnico e político na implementação e aperfeiçoamento da gestão do SISAN; promove ações de formação e capacitação de gestores, profissionais, sociedade civil e conselheiros; acompanha e monitora indicadores, programas e orçamento da SAN e análise da situação de segurança alimentar e nutricional; maior acesso à alimentação adequada e promove cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida aos cidadãos, entre outros.
O SISAN é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
O SISAN também representa critérios para os municípios aptos a receberem máquinas, equipamentos de infraestrutura da Política Pública SAN e Rural, como motoniveladora/patrol, escavadeira hidráulica, caminhões traçados e pipa, entre outros.
“Depois que o Banco de Alimentos do município teve a sua regulamentação na Rede Brasileira de Banco de Alimentos faltava essa adesão ao Sistema de Segurança Alimentar. Hoje nós alcançamos esse cenário nacional dentro de um Sistema que funciona como critério para Governador Valadares receber vários benefícios, como equipamentos e máquinas para melhorias nas estradas da zona rural, máquinas para o setor produtivo da agropecuária, máquinas para fruticultura e horticultura e todo um trabalho que envolve segurança alimentar. Hoje nós estamos oficialmente inseridos nesse sistema federal e temos muito o que comemorar”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho.