Valadares dispensa uso obrigatório de máscaras em locais abertos

Nessa quinta-feira (10), a Prefeitura Governador Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou decreto que desobriga o uso de máscaras ou coberturas faciais sobre nariz e a boca em ambientes completamente abertos. A medida foi adotada considerando dados que demonstram melhora no cenário pandêmico, como níveis menos alarmantes que os anteriores; o índice de mais de 60% da população imunizada; além de os indicadores de saúde apresentarem grande avanço com a redução de casos confirmados, internações e mortes.

De acordo com a secretária de Saúde Municipal, Caroline Sangali, desde 2020 cerca de 45 mil casos foram notificados, e aproximadamente 1.500 óbitos em Valadares. “Agora, com a queda no número de casos, a gente consegue liberar o uso de máscaras em ambientes abertos. E esperamos que, em breve, a gente consiga liberar nos ambientes internos também. Mas a gente precisa avançar com a a vacinação”, disse.

Secretária Municipal de Saúde – Caroline Sangali

A recomendação é que pessoas com comorbidade, imunossuprimidos, quem está com sintomas gripais e quem ainda não se vacinou continuem usando máscara em ambientes abertos e fechados, para evitarem a contaminação.

Ainda de acordo com o decreto, não haverá mais a divulgação com dados sobre a covid-19. A partir da próxima segunda-feira (14), o boletim terá um novo modelo e será divulgado semanalmente. A decisão se dá em virtude da ação do Ministério da Saúde (MS), que desde o dia 28 de fevereiro desmobilizou em todo o país os leitos que estavam destinados exclusivamente para tratamento da covid-19. Ou seja, Valadares não tem mais leitos exclusivos para covid.

Acesse o vídeo e saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM