Valadares decreta Calamidade Pública em decorrência da covid-19 e da síndrome gripal

A ação se deu pelo expressivo aumento de casos na cidade

A Prefeitura de Valadares decretou Estado de Calamidade Pública nesta semana. De acordo com a gestão do município, o motivo de tal decisão são os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e da síndrome gripal respiratória aguda grave na região.

Nas últimas semanas, a cidade registrou um aumento expressivo no número de casos, o que, segundo a Prefeitura, vem causando impactos socioeconômicos, financeiros e até mesmo no atendimento à população devido o afastamento de profissionais da saúde que foram contaminados.

O decreto tem vigência até 30 de junho de 2022.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou que todas as doses de vacinas contra a Influenza (gripe), enviadas pelo Governo do Estado, foram aplicadas. Em razão disso, a vacinação está suspensa nas unidades de saúde desde ontem (12).

Dados do LocalizaSUS sobre a Campanha Nacional de Vacinação finalizada em julho de 2021, e que após este período foi aberta a toda população, apontam que foram vacinadas:

Crianças: 11.963 – 69,9%

Idosos: 29.190 – 64,1%

Gestantes: 1670 – 57,8%

Puérperas: 196 – 41,1%

Trabalhadores da Saúde: 4964 – 80,6%

Outros grupos

Caminhoneiros: 214 pessoas

População privada de liberdade: 1.708 pessoas

Funcionários da População Privada de liberdade: 54 pessoas

Professores: 2.235 pessoas

Comorbidades: 4. 355 pessoas

Deficiência Permanente: 42 pessoas

Vale ressaltar que a vacinação contra a COVID-19 continua normalmente. Portanto, quem ainda não se vacinou ou está em tempo de tomar a 2ª ou 3ª dose, deve procurar uma das unidades para completar o esquema vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM