GOVERNADOR VALADARES – Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à terceira idade, Governador Valadares sediou nesta terça-feira (18) a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece durante todo o dia no campus I da Univale, reunindo representantes do poder público, entidades sociais e a comunidade.
O tema central da edição deste ano é: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, refletindo os desafios e as demandas atuais da população idosa.
Espaço de escuta e construção de propostas
Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com apoio da Prefeitura, a conferência é um espaço aberto para escuta, reflexão e proposição de novas políticas públicas.
Na abertura, o presidente do CMDPI, Dângelo Salomão Augusto, reforçou a importância da participação direta dos idosos.
“É o momento de conferir, refletir e propor novas políticas públicas que realmente impactem a vida das pessoas com mais de 60 anos. A presença deles aqui é fundamental”, destacou.
A programação inclui painéis temáticos pela manhã e, no período da tarde, os participantes serão divididos em grupos para debater os principais eixos da política de atenção à pessoa idosa: financiamento, saúde, enfrentamento à violência, participação social e direitos fundamentais.
Ao final do evento, será realizada uma plenária para aprovação das propostas construídas ao longo do dia. Também serão escolhidos os delegados que representarão a região nas etapas estadual e federal da conferência, previstas para agosto e novembro.
Apoio institucional e políticas em andamento
A Univale, que sediou o encontro, destacou o papel da academia na promoção da cidadania. Eleni Pitanga, diretora dos cursos de pós-graduação, representou a reitoria e lembrou:
“Envelhecer com dignidade é um direito inalienável e uma responsabilidade coletiva. Nossa missão é formar profissionais capazes de contribuir com uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Assistência Social, Ester Maria de Matos, fez um balanço de ações desenvolvidas pela pasta em benefício da população idosa, citando iniciativas como o programa ‘Rua não é Lar’ e o serviço de acolhimento de pessoas deportadas.
O prefeito Coronel Sandro também participou do evento e aproveitou para elogiar o trabalho da Assistência Social. “Se no passado a Secretaria de Assistência deixava a desejar, agora ela já está funcionando. Nosso compromisso é avançar cada vez mais no cuidado com quem precisa”, afirmou.