Valadares dá mais um passo para ter hospital oncológico

FOTO: Leonardo Morais

O diretor-superintendente do Hospital do Câncer de Muriaé, Sérgio Henriques, esteve em Valadares na última quinta-feira (20) para protocolar um projeto arquitetônico junto à Prefeitura e à Vigilância Sanitária. O objetivo é implantar um hospital no município.

O hospital vai contar com um centro avançado de oncologia, com aproximadamente 130 leitos, e será construído na área da Fazenda Aroeira, localizada na BR-259, próximo à saída para o distrito de São Vítor. A unidade de saúde será mantida pelo SUS, por doações de populares e também receberá recursos oriundos de emendas parlamentares.

O terreno será doado pela União Ruralista Rio Doce (URRD). “Após diversas assembleias, decidimos com nossos associados que doaríamos o terreno para que a Fundação Cristiano Varella construa este hospital oncológico, que será um ganho para toda a região. A gente sabe que a demanda nesta área é crescente e fica lisonjeado em poder contribuir para que a população tenha um bem-estar e uma saúde de ainda mais qualidade”, declarou o médico Marcelo Teixeira, presidente da URRD.

Com a assinatura do protocolo, agora será possível dar seguimento aos demais projetos da instituição. “Precisamos ter o processo aprovado junto a esses órgãos para darmos sequência junto ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado e também para que consigamos ir em busca de recursos e parcerias necessárias para este projeto, que é de grande valia para todos, em especial as pessoas acometidas pela doença, pois a unidade oferecerá atendimento ambulatorial de oncologia clínica”, explicou Henriques.

O hospital será um ganho não só para os valadarenses, mas também para quem busca atendimento médico em toda a macrorregião, uma vez que Valadares é uma cidade-polo quando o assunto é saúde de qualidade. “Hoje é um dia muito importante para todos nós. É que este empreendimento não vai movimentar apenas a economia e gerar empregos na cidade; ele vai beneficiar, principalmente, aqueles pacientes que precisam recorrer ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As pessoas não vão mais precisar viajar para longe, nem pegar estrada; elas vão receber todo o tratamento aqui mesmo”, pontuou o prefeito André Merlo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM