[the_ad id="288653"]

Valadares conquista o direito de sediar Panamericano de Parapente

Agora é oficial: Governador Valadares vai sediar o Panamericano de Parapente de 2022!  O anúncio foi feito no último sábado (1) na Suíça, durante a reunião da Comissão Internacional de Voo Livre (CIVL). A realização do Panamericano será da Prefeitura de Governador Valadares.

A CIVL é o comitê principal da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que gerencia e supervisiona o voo livre em suas quatro modalidades: parapente distância (que será o campeonato em GV), parapente pouso de precisão, parapente acrobacia e asa delta distância. O comitê é composto por mais de 50 países, que reúnem-se anualmente para discutir e aprovar todas as modificações técnicas.  

Campeonatos como o Panamericano, assim como Mundiais, Europeu e Asiático, são considerados pela FAI “categoria um”, por exigirem um nível alto de detalhamento técnico. Entre os requisitos que levaram Valadares a conquistar o direito de sediar o Panamericano estão: infraestrutura da decolagem –  a rampa do Pico da Ibituruna, considerada uma das melhores do mundo; área de pouso – Feira da Paz; experiência do organizador; eventos passados já realizados; meteorologia; capacidade financeira de realizar o evento e apoio da cidade/poder público.

“Para se ter uma ideia, será enviado para o Campeonato Brasileiro de Parapente deste ano uma pessoa aprovada pelo Comitê do CIVL, para verificar se a organização do Brasileiro (chamado de evento teste para o Panamericano) cumpre com todos os pré-requisitos. Os itens falhos serão reportados e virá um relatório com o que deve ser melhorado”, explicou o representante da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) na reunião da FAI-CIVL, Thomas Milko.

Campeonato Brasileiro

As inscrições para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que acontecerá em Valadares entre os dias 26 de abril e 2 de maio, já estão abertas. Hoje (5) é o último dia para que os 60 primeiros pilotos do ranking brasileiro efetuem o pagamento e garantam suas vagas, e a partir de amanhã (6) serão abertas as inscrições para os ranqueados de cada estado. O não pagamento até esta data implicará a cessão do lugar automaticamente ao próximo piloto da lista de espera.
O piloto da lista de espera receberá um e-mail em que a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) informará que ele terá até seis dias para efetuar seu pagamento por pague seguro ou boleto bancário. Caso não o faça, a vaga será transferida para o piloto seguinte da lista de espera, e assim sucessivamente.

A premiação da etapa valadarense terá o valor total de R$ 15 mil, mais troféus e medalhas, distribuídas conforme a categoria e desempenho da equipe.

As vagas para participar da competição são limitadas: 125, sendo 25% delas destinadas a estrangeiros. A inscrição pode ser feita pelo http://eventos.cbvl.esp.br/pt/eventos/334-1-etapa-do-brasileiro-de-parapente-governador-valadares-2020#inscricoes. O valor é de R$ 780 mais taxas e inclui: estrutura de segurança, salvamento e saúde; kit lanche; camiseta; transporte para rampa durante os sete dias de prova, além do treino; resgate nas principais rodovias e uso de trackers CBVL, bem como toda a estrutura da competição. O QG da competição funcionará na praça dos Pioneiros. A realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro será da Prefeitura de Governador Valadares. A segunda fase acontecerá entre 5 e 12 de setembro em Castelo/ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM