A Prefeitura de Valadares realizou, nesta semana, uma cerimônia que oficializou a abertura da nova turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. Sendo assim, participaram do evento os 15 alunos matriculados no programa, familiares dos estudantes, além do prefeito André Merlo e servidores da Educação.
“Eu parei de estudar pra ajudar minha família e agora ter essa oportunidade significa muito pra mim. Agora eu vou com tudo e ninguém me segura mais”, afirmou Cláudia Siqueira Moura, a primeira aluna a se inscrever.
Educação e desenvolvimento
O Prefeito André Merlo aproveitou a ocasião para destacar o papel fundamental da educação no desenvolvimento de Valadares. “Fico muito orgulhoso de estar começando com 15 alunos. Tenho certeza que vai aumentar, e o que interessa é que vamos preparar 15 pessoas para o mercado de trabalho para ter uma vida mais digna e, consequentemente, ajudar no desenvolvimento de Valadares”, declarou.
Já o secretário da Educação José Geraldo Prata definiu o momento como uma oportunidade para a garantia de empregos futuros. “É uma oportunidade que estamos dando para toda comunidade valadarense se preparar para o mercado de trabalho que exige cada vez mais competência, habilidade e, principalmente, exige mais conhecimento”, disse.
De acordo com a Prefeitura, as aulas do Projovem Urbano já começaram. Então por essa razão, o encontro teve o propósito de informar como ocorrerão as aulas. Na ocasião, cada aluno recebeu seu kit escolar.
Projovem Urbano
O Projovem Urbano é uma chance para pessoas que desejam terminar o Ensino Fundamental e ainda obter uma qualificação profissional em Administração. Dessa forma, o objetivo do programa é reintegrar os jovens ao processo educacional, obter qualificação profissional e criar mais oportunidades no mercado de trabalho.
Esse curso tem duração de 18 meses, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, na Escola Padre Eulálio Lafuente Elorz. A matriz curricular contempla Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Inglês, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Então ao final do curso, o aluno receberá o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e qualificação profissional em Administração.
A Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz fica na rua Monte Azul, nº 125, bairro Maria Eugênia.
Com informações da Prefeitura de Valadares.