[the_ad id="288653"]

Valadares abre campanha Maio Amarelo com apelo à redução de acidentes de trânsito

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (6), na Praça da Estação, a edição 2025 da campanha Maio Amarelo em Governador Valadares.
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (6), na Praça da Estação, a edição 2025 da campanha Maio Amarelo em Governador Valadares. Com o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a iniciativa busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e humano. A ação é promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Durante a cerimônia, o prefeito Coronel Sandro (PL) destacou que o trânsito faz parte da rotina de todos e que é urgente repensar comportamentos. “Estamos aqui hoje para reforçar a ideia de que não se pode conviver com uma situação em que os acidentes sejam constantes, comprometendo a segurança da população”, afirmou.

Entre os participantes, chamou atenção a presença de estudantes da Escola Castelo Neves Barros, como o aluno Samuel Ferreira Rodrigues, de 10 anos. “Todo ano a gente estuda sobre o trânsito. Isso ajuda a nos conscientizar e saber como evitar acidentes”, comentou o estudante, que foi à praça acompanhado de professores e colegas de turma.

Além do caráter educativo, o evento também trouxe dados que revelam a gravidade do problema. De acordo com Heverton Nunes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Regional, a média é de 150 a 200 acidentes de trânsito por mês, muitos deles com vítimas fatais. “É um número alarmante”, alertou.

A programação contou ainda com uma atividade prática conduzida pelo perito criminal Valdir Dorotheio de Jesus, da Polícia Civil. Em uma das ruas próximas à praça, ele simulou cinco situações de risco no trânsito, explicando como evitar ou agir em cada caso.

Cerimonial e autoridades presentes

Participaram do dispositivo oficial o prefeito Coronel Sandro, o vice-prefeito José Bonifácio Mourão (PL), o presidente da Câmara Municipal Alê Ferraz, o secretário de Obras Robert Nogueira, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Tiro de Guerra. Vereadores, secretários municipais, lideranças religiosas e membros da sociedade civil também prestigiaram a solenidade.

Parceiros da campanha

O Maio Amarelo em Valadares conta com o apoio de uma ampla rede de parceiros, incluindo o Samu/Consurge, Hospital Municipal, Polícia Civil, DER-MG, PRF, SEST/SENAT, instituições de ensino como UFJF-GV e Univale, além de autoescolas, sindicatos, escolas municipais, creches e entidades religiosas.

Confira abaixo a programação do Maio Amarelo

  • 7/5 (quarta-feira) – 8h30 – Palestra educativa de prevenção de acidentes de trânsito para os motoristas do programa de Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) / Local: Banco de Alimentos de Governador Valadares (Av. Luiz Gonçalves Lessa, 12 – São Raimundo) – 14h – Transitolândia / Local: Colégio Franciscano Imaculada Conceição
  • 8/5 (quinta-feira) – 8h30 – Blitz Educativa / Local: Av. Euzébio Cabral (em frente ao Mart Minas)
  • 9/5 (sexta-feira) – 8h – Ações de conscientização no Terminal Rodoviário de Valadares 
  • 10/5 (sábado) – 15h – Passeio Ciclístico / Local: Comunidade Santa Clara – Bairro Santa Rita

Comments 1

  1. cidrac pereira de moraes says:

    Esse ato serve, também, para reafirma que democracia não se limita a votar para escolher os governantes, ela é um meio de exercer a cidadania. Serve para tratar da vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM