Como medida de prevenção ao coronavírus, os ônibus urbanos estão operando com o horário de domingo desde o dia 23 de março, quando o movimento nas ruas era menor. Agora, com a flexibilização do comércio, mais pessoas estão saindo de casa. No entanto, a quantidade de ônibus circulando não está sendo suficiente.
Usuários do transporte público reclamam que em horário de pico os ônibus ficam superlotados, com aglomeração de pessoas. Portanto, eles pedem que a empresa responsável coloque mais veículos nas ruas.
Em resposta ao DRD, a Mobi informa que tem monitorado diariamente todas as linhas e horários, para se adequar à demanda, e alega que a empresa tem enfrentado dificuldades.
“A queda é de mais de 70% dos passageiros. A Mobi já requereu medidas emergenciais, como custeio das gratuidades e subsídio direto, para que o sistema não entre em completo colapso”.
A empresa afirma ainda que os salários dos empregados estão sendo parcelados, e chegará um momento em que a concessionária não terá recursos pra pagar sua mão de obra, ou comprar óleo diesel para sua frota.