[the_ad id="288653"]

Valadarense que esperava por transplante de fígado morre nos Estados Unidos

Natural de Governador Valadares, Minas Gerais, Maria Guiomar Vilela Guerra residia nos Estados Unidos desde 1983. Ela era uma pessoa bastante conhecida na comunidade brasileira em Massachusetts. Atualmente, a mineira estava na fila de espera de transplante de fígado, mas no dia 4 de abril ela sofreu algumas complicações.

De acordo com o esposo, Frank, Guiomar estava internada no Mass General havia algum tempo e, após seu estado se complicar, os médicos decidiram fazer uma cirurgia. No dia 6 foi feita mais uma, desta vez para fechar o estômago. “Mas após isso ela teve complicações e entrou em coma”, disse ele. Na madrugada do dia 16 para 17 ela não resistiu e morreu.

O casal morava em Revere e Guimar será velada no 187 Dorchester Street, em Boston, neste sábado, dia 24. A família orienta às pessoas que forem ao local, das 10:00 a.m. às 11:00 a.m., para usarem máscaras. Após o velório, o corpo será levado para o Oak Lawn Cemetery, localizado no 427 Cummins Hwy, também em Boston.

CAMPANHA

Para ajudar a família nas despesas de funeral foi aberta uma campanha no site GoFundMe, com o objetivo de arrecadar a quantia de US $15,000. Até a tarde de quinta-feira, dia 22, havia sido doado pouco mais US $7,000. Quem quiser ajudar pode acessar o link https://bit.ly/2PbA8oq e fazer uma doação de qualquer valor.

Campanha para salvar a vida de bebê com leucemia

O pequeno Felipe Sartor Oliveira tem apenas um ano e seis meses de idade e em março de 2021 foi diagnosticado com Leucemia Mielomonocítica Juvenil (LMMJ), uma doença rara que compreende de 2% a 3% de todas as leucemias pediátricas. Ela acomete lactentes e crianças menores de 2 anos de idade. Os sinais são resultantes da infiltração de células monocíticas malignas em órgãos não hematopoéticos, tais como pulmões e intestino.

O bebê precisa de um transplante de medula óssea para voltar a viver normalmente, por isso o ativista e técnico do programa de medula óssea americano Be The Match, Roosevelt Ramos, iniciou uma campanha em suas redes sociais para encontrar um doador nos Estados Unidos. Os pais, Jessica e Rodrigo, também apelaram para a solidariedade da comunidade brasileira. “Pedimos encarecidamente que os brasileiros que residem neste país se registrem no programa de medula óssea norte-americano. A maior chance de nosso filho encontrar um doador 100% compatível é na mesma raça”, disseram.

A base genética brasileira é muito diversa, em virtude das várias etnias que compõem a população. Portanto, é importante que cada vez mais brasileiros se cadastrem como possíveis doadores de medula óssea. Para efetuar o registro é necessário que os interessados preencham os requisitos, entre eles, ter entre 18 e 44 anos de idade.

O registro é gratuito e não importa o status imigratório, mas precisa residir nos Estados Unidos. Ele pode ser feito online, através do link join.bethematch.org/SAVEME. “Uma semana após o registro, o interessado receberá em sua residência um envelope selado com um kit para o teste genético. Basta fazer a fricção dos cotonetes na parte interna da bochecha e colocar na caixa do correio”, explicou Roosevelt.

“Estamos perdendo nossas crianças e adultos por falta de solidariedade. Ajude a salvar uma vida”, encorajou o ativista.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (407) 276-4860, falar com Roosevelt Ramos. (Fonte: Brazilian Times)

Felipe Sartor Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM