[the_ad id="288653"]

Valadarense conquista o quarto lugar no Campeonato Mundial de Canoagem

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – Conhecida por ser uma prática que já está no DNA dos valadarenses, a canoagem há alguns anos vem trazendo alegrias para a cidade. Na última semana, entre os dias 14 e 15, o canoísta William D. Alves, conhecido como Huk, conquistou o quarto lugar na categoria Master A do Campeonato Mundial de Canoagem Descida. A competição internacional foi sediada na cidade de Sabero, na Espanha.

Entre os seis atletas que viajaram para a europa para representar o Brasil, Huk foi o que consagrou o melhor tempo no torneio. O resultado, sobretudo, foi o melhor já alcançado por um brasileiro no mundial. “Viver tudo isso foi um divisor de águas para mim. Não foi desta vez que levamos a medalha para casa, mas ficar em quarto foi uma ótima colocação. Agora, é trabalhar forte para a canoagem crescer em nossa cidade e no Brasil, e preparar para disputar em 2026 o mundial na França”, comenta Huk.

Emocionado, o canoísta lembra com carinho de quando começou a praticar o esporte, ainda nas águas do rio Doce. “Iniciei na Canoagem aos 15 anos de idade, vendo alguns atletas competindo e treinado próximo ao meu bairro, o São Tarcísio. Tive a oportunidade de experimentar o esporte através do atleta Ronaldo Araújo, de Colatina, que me emprestou um caiaque pra dar volta. Aí tomei gosto pelo esporte. Participei de alguns eventos municipais, a maioria promovido pelo Helmer Nogueira, ex-presidente da associação AVACA (Associação Valadarense de Canoagem), onde comecei a me destacar em algumas provas. [Mas] foi através do atleta e fabricante de equipamentos esportivos Miguel Mulin [do Rio de Janeiro], que me apresentou a modalidade Descida e os equipamentos mais modernos, que comecei a competir a nível nacional”.

Nesse meio tempo, William Huk chegou a conquistar o Campeonato Brasileiro de Canoagem em 2023, na categoria K1 Master Descida. Competições como Copa do Brasil e campeonatos estaduais também fazem parte do currículo do atleta que, recentemente, alcançou o topo do ranking nacional. “Eu sempre acreditei que iria conseguir realizar este sonho, mas tudo na vontade de Deus. E essa foi a hora e o momento. Agora é trabalhar forte para que no próximo evento venha outros atletas de nossa cidade”, disse.

O canoísta revela que esta, apesar de ser a estreia no Campeonato Mundial, foi a terceira vez que em que ele conquistou a classificação para o torneio. Nesse ínterim, ele pontua com carinho o nome dos principais responsáveis para sua ida à Espanha. “Só tenho que agradecer a Deus, minha família, a todos amigos que torceram por mim e aos patrocinadores: Filadélfia, Univale e Rock Point. Saio daqui com dever cumprido”.

Comments 3

  1. Damian Cuattrin says:

    Que massa a sua história, lembra muito a do meu irmão e Canoísta Valadarense, Sebastián Cuattrin, continue nos seus objetivos. Abraços

  2. Djalma Sebastião Mauricio says:

    São pessoas do seu quilate que engrandece o nosso esporte!👏👏👏

  3. Frederico Miranda says:

    Linda historia . Que resultado top ! Parabens !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM