A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a Campanha de Vacinação contra Influenza até 31 de julho, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A vacina gratuita está disponível nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado e é destinada a pessoas com mais de seis meses de idade.
O objetivo da prorrogação é ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre os grupos prioritários, que incluem crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre outros.
Menos da metade da cobertura vacinal
Até o momento, Minas Gerais alcançou uma cobertura vacinal de 46,38% para esses grupos prioritários, abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Especialmente entre crianças e gestantes, a cobertura é ainda mais baixa, sendo de 34,90% e 39,31%, respectivamente.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destaca que a vacinação é essencial para reduzir não apenas o risco de desenvolver a doença, mas também de hospitalizações e óbitos relacionados à gripe. Portanto, é fundamental que as pessoas busquem as Unidades Básicas de Saúde mais próximas para se imunizarem.
Doses disponíveis
A Secretaria de Saúde informou que recebeu mais de 7 milhões de doses de vacina contra influenza até o momento e já solicitou mais um milhão de doses ao Ministério da Saúde para garantir a continuidade da campanha. A previsão é que essas doses adicionais cheguem ao estado em breve.
Ainda a Secretaria ressalta que a responsabilidade pela operacionalização da vacinação é dos municípios, e cada um possui seu próprio planejamento para a administração da vacina. Portanto, é recomendado que a população verifique diretamente com o município de sua residência, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sobre o cronograma e os locais de vacinação.
Casos da doença em Minas
Até março de 2023, Minas Gerais registrou 469 internações hospitalares por Influenza. Em 2022, foram registradas 3.244 internações e 132 óbitos pela doença. A transmissão do vírus influenza ocorre principalmente por meio de secreções respiratórias, como fala, tosse e espirro, além do contato das mãos com superfícies contaminadas. A vacinação é uma medida eficaz para prevenir a propagação da doença e suas complicações.