Vacinação contra a covid-19 para o público prioritário começou em Valadares

Município recebeu 3.484 doses da vacina e plano seguirá as diretrizes do Programa Nacional de Imunização

A tão esperada campanha de vacinação contra a covid-19 começou em Governador Valadares na manhã desta terça-feira (19), após a chegada de 3.484 doses da vacina. Em ato simbólico realizado na sala 28, no setor de imunização da Policlínica, quatro pessoas foram vacinadas: Gleicelene da Silva, Dolaci Pereira de Castro, Júlio César Rodrigues e Marcelo Teixeira. Todos fazem parte do público prioritário e são profissionais que atuam direto no combate à covid-19. A campanha de vacinação no município seguirá as diretrizes do Programa Nacional de Imunização.

Gleicelene, emocionada, recebendo a vacina
VÍDEO: Kamila Oriol/TV Leste

De acordo com o informe do Ministério da Saúde, o público prioritário para receber a vacina neste primeiro momento inclui os profissionais da saúde que trabalham direto na luta contra a covid-19, idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), como casa de repouso, asilo e abrigo, e pessoas que vivem em residência inclusiva (RI), que é uma unidade ofertada pelo Serviço de Acolhimento Institucional para
jovens e adultos com deficiência.

Gleicelene da Silva, 35 anos, trabalha no setor de imunização há 6 anos e foi a primeira pessoa a receber a vacina em Valadares. Ela, que perdeu dois familiares por conta do vírus, sente-se honrada e também aliviada, pois a vacinação será um importante passo para vencer a doença. “Sou enfermeira da imunização, que é o setor responsável pela logística, transporte e armazenamento de vacinas. Ser a primeira a tomar a vacina é uma honra. É também uma sensação indescritível e de dever cumprido, pois os esforços da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério de Saúde foram contemplados. Todos que estão envolvidos neste trabalho ansiavam pela chegada da vacina, e agora temos esperança”, disse.

Em seguida, foram vacinados a técnica em enfermagem e vacinadora Dolaci Pereira de Castro, 52 anos, que trabalha como agente de saúde desde 2011 na Estratégia de Saúde da Família do bairro Fraternidade; o médico do Centro Covid Marcelo Teixeira, 42 anos, que atua desde março do ano passado na linha de frente da pandemia; e Júlio César Rodrigues, 47 anos, que possui experiência de 29 anos de serviço e há 12 anos é responsável pelo necrotério e manejo de corpos, também trabalhando na linha de frente desde o início da pandemia, atuando na câmara fria.

Outros três profissionais de saúde foram vacinados no ato simbólico – FOTO: Juninho Nogueira

O prefeito André Merlo destaca o início dos trabalhos de vacinação e espera que mais vacinas cheguem à cidade, para poder atender toda a população valadarense. “O dia de hoje é um divisor de águas, pois começamos essa imunização que é tão importante e também a grande saída para ficarmos livres dessa pandemia. Lógico que gostaríamos que fosse mais rápido, mas não temos a quantidade de vacinas para atender todo mundo, além de seguir o protocolo do Ministério da Saúde. Agora é esperar que o Governo do Estado e a União nos enviem mais doses, para sequência da vacinação com o público prioritário, como foi recomendado. Vamos respeitar isso aí e não existirá privilégio. Pedimos à população que entenda isso. Não tínhamos a vacina ontem e hoje já temos; então, vamos ter calma, que o mais rapidamente vamos vacinar todo mundo. Claro que dependemos do envio de mais vacinas para a nossa cidade, mas hoje já é um grande início. É um dia de muita felicidade ver esses profissionais que são guerreiros na luta frente à pandemia serem vacinados.”

A secretária de Saúde, Caroline Martins Sangali, relembra que o plano de vacinação do município seguirá o Programa Nacional de Imunização, que definiu um público prioritário neste início de vacinação. “Conforme a nota técnica do Ministério de Saúde, a primeira equipe a ser vacinada é a de profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia. Fizemos essa vacinação simbólica com os quatro profissionais e depois vamos vacinar os profissionais de saúde do Centro Covid e do Hospital Municipal, que trabalham direto no enfrentamento da Covid-19, além dos idosos dos asilos. Temos uma equipe volante que estará atuando nessas instituições e seguirá cronograma para realizar esse trabalho. Vale ressaltar que teremos hoje uma reunião de alinhamento sobre a segunda aplicação da dose, se será em 14 ou 28 dias.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM