Mais de 150 animais já foram vacinados pela equipe de epidemiologia.
A vacinação nos povoados e comunidades rurais de Santana do Manhuaçu já está em andamento. Mais de 150 animais já foram vacinados pela equipe de epidemiologia. A vacina antirrábica é a medida mais eficaz para a prevenção desta doença, como destaca a médica veterinária Rayane Mendes. “A campanha de vacinação antirrábica promovida pelo município é importantíssima para proteger os nossos cães e gatos, proporcionando uma melhor qualidade de vida dos animais”, disse.
Para informações e agendamentos, os tutores de animais domésticos devem ir ao endereço: rua Major Custódio, n° 96, Centro; ou ligarem no telefone (33) 3373-1149.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença fatal, cuja transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva de qualquer animal mamífero infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura.
Confira algumas dicas para caso seja agredido por um cão ou gato. Mesmo se o animal estiver vacinado contra raiva, tome as seguintes providências:
• Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
• Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima;
• Não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva;
• Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde;
• Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
Com informações da Prefeitura de Santana do Manhuaçu.