O leito da UTI pediátrica vazio é apenas uma situação temporária. Em poucos minutos mais um paciente – uma criança de 12 anos da cidade de Resplendor – chegará para ser atendido por um dos 10 profissionais de saúde que ficam por conta do setor, no Hospital Municipal de Governador Valadares.
A instalação de uma unidade de terapia intensiva no local, dedicada ao atendimento de crianças, foi construída ao longo dos últimos meses até a inauguração na última terça-feira (9).
“A gente começou todo esse processo em março, quando recebemos a nossa habilitação temporária. A gente estava funcionando em outra instalação. O pessoal da Vigilância Sanitária está com a gente desde de março, falando todas as condições e normas que temos de obedecer”, disse a médica intensivista pediátrica Mayana Mattar.
Segundo a médica, o espaço recém-inaugurado oferece conforto e qualidade tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. “A UTI Pediátrica é um direito da família ficar 24 horas por dia com o paciente. Então, aqui os pacientes (as crianças) estão sempre acompanhados de um responsável da família”, destacou Mayana Mattar.
UTI Pediátrica atende pacientes de mais de 50 cidades da região
A taxa de ocupação, normalmente, fica em torno dos 90%. Isso quer dizer que, dos 10 leitos da UTI Pediátrica do hospital, 9 estão ocupados. Os pacientes são crianças de até 12 anos em estado grave ou potencialmente grave. A unidade de terapia intensiva, no terceiro andar do Hospital Municipal, além de atender a população de Governador Valadares, é um centro de referência de saúde para o atendimento de crianças de mais de 50 cidades, e também recebe pacientes de todo o estado de Minas, por estar vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde).