BELO HORIZONTE – Faltando apenas dois meses para o primeiro turno das Eleições 2024, o envio das urnas eletrônicas para os municípios de Minas Gerais está em pleno andamento. Desde o dia 1º de agosto, 95 caminhões dos Correios percorrem as estradas mineiras para garantir que os equipamentos cheguem com segurança às zonas eleitorais. Esse trabalho seguirá até o dia 30 de agosto, abrangendo mais de 71 mil quilômetros.
Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente no Centro de Apoio do TRE-MG, em Belo Horizonte, carregando os caminhões que transportam as urnas. Para garantir a segurança do transporte, os caminhões são trancados, lacrados e equipados com rastreadores. A movimentação dos veículos é monitorada pela Polícia Militar Rodoviária e pela Polícia Rodoviária Federal.
Ao chegar ao destino, funcionários das agências locais dos Correios ajudam a descarregar as urnas, que são armazenadas em locais seguros, definidos pelos chefes de cartório e juízes eleitorais. Todos esses locais contam com vigilância da Polícia Militar, assegurando a integridade dos equipamentos até o dia da eleição.
O TRE-MG mantém mais de 54 mil urnas eletrônicas armazenadas em um galpão em Belo Horizonte. Antes de cada eleição, as urnas destinadas aos municípios do interior são enviadas para as 282 zonas eleitorais que cobrem 851 municípios. Apenas as urnas destinadas a Belo Horizonte e Contagem permanecem no Centro de Apoio do TRE-MG.
De acordo com a Justiça Eleitoral, esse processo é crucial para assegurar que todas as regiões de Minas Gerais estejam prontas para o pleito, garantindo que os eleitores possam exercer seu direito ao voto de forma segura e organizada.