[the_ad id="288653"]

Univale promove o 1º Workshop de Pesquisa em Saúde, fortalecendo a formação acadêmica dos estudantes da área

FOTO: Divulgação Univale

Uma oportunidade para os futuros enfermeiros aprimorarem seus conhecimentos e estabelecerem contatos importantes na área

GOVERNADOR VALADARES – O 1º Workshop de Pesquisa em Saúde da UNIVALE trouxe uma oportunidade para estudantes de Enfermagem aprimorarem seus conhecimentos e estabelecerem contatos importantes na área. Com uma programação diversificada e renomados profissionais da enfermagem como palestrantes, o evento contou também com apresentação de trabalhos científicos e atividades práticas. O que proporcionou aos participantes uma imersão no universo da profissão. 

Entre os temas abordados durante o workshop, estão: 

  • Pesquisas observacionais transversais em saúde: importância e aplicabilidade; 
  • Revisão integrativa da literatura: produzindo evidências para o trabalho em saúde; 
  • Revisão sistemática da literatura: etapas do processo de criação; 
  • Introdução prática a apresentação de dados de saúde em pesquisa quantitativa aplicada ao SUS;
  • História Oral e pesquisa em saúde. 

Os palestrantes convidados, aliás, são profissionais reconhecidos pela vasta experiência nas respectivas áreas de atuação. Entre eles, o professor doutor Sérgio Deodato, da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa/Portugal. Assim como a professora doutora Amanda Reinaldo, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte/MG. 

“O evento teve dois momentos. Iniciou com uma videoconferência com a participação de dois convidados externos e depois aconteceram os cinco minicursos. Acredito que seja um evento que veio para ficar e futuramente abraçar outros cursos da área da saúde, não somente para o universo acadêmico, mas também para a comunidade profissional”, afirmou uma das idealizadoras do workshop, a professora Flávia Rodrigues.

Membro da organização do evento e professor do curso de Enfermagem, Micael Alves dos Santos participou como mediador da conferência “Desafios e possibilidades para a pesquisa em saúde”. Além disso ele também ministrou um curso sobre evidências para o trabalho em saúde. Uma oportunidade, segundo ele, de fomentar o conhecimento. “Conduzi um minicurso que ensinou o passo a passo para a realização de uma revisão integrativa da literatura e como essa metodologia pode contribuir com a produção de evidências para a atuação profissional na área da saúde”.

Dia de aprendizado e novas experiências para estudantes e profissionais do curso de Enfermagem

Uma experiência que os futuros profissionais da enfermagem puderam vivenciar e que fechou, com chave de ouro, a Semana Acadêmica de Enfermagem. O 1º workshop de pesquisa foi sucesso entre os participantes — entre eles, estudantes e profissionais da área da saúde. 

A iniciativa contou com a participação ativa dos alunos, que ficaram responsáveis pela divulgação do evento nas redes sociais, alcançando tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo. Um dos pontos marcantes foi a ênfase dada à conexão entre pesquisa e cuidado. 

“Aprendi que não se trata apenas de coletar dados ou aplicar questionários, mas sim de pensar em como podemos cuidar das pessoas que participam das pesquisas. Essa reflexão trouxe uma nova perspectiva para mim”, destacou a estudante do 8º período de Enfermagem, Giovanna Aniele Martins Pinheiro.

Para os estudantes envolvidos, a semana acadêmica representou não apenas uma oportunidade de aprendizado e aprofundamento na área da enfermagem, mas também um momento de troca de experiências. A iniciativa demonstrou o comprometimento dos alunos em promover a pesquisa em saúde e fortalecer a importância do cuidado humanizado na prática da enfermagem.

Com o sucesso alcançado nesta edição, espera-se que o workshop se torne um evento recorrente na universidade, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e networking para os estudantes da área da saúde. “Tivemos a oportunidade de promover aqui na Universidade, debates em pesquisa, entrelaçados com a ética, com técnicas de coletas de dados e análise. Uma experiência muito boa e que sem dúvida, veio para ficar no calendário da Enfermagem”, conclui Flávia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Estudantes de Enfermagem oferecem treinamento em oratória

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Estudantes que integram o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) ofereceram um treinamento em oratória no sábado (27) para estudantes da UNIVALE.