[the_ad id="288653"]

Univale faz campanha de doação de medula óssea para ajudar criança com leucemia

FOTO: Divulgação Univale

GOVERNADOR VALADARES – Na próxima segunda-feira (27), a UNIVALE realiza uma importante campanha de doação de medula óssea no campus II da universidade, de 8 às 11 horas. É uma oportunidade para a comunidade se envolver em uma causa nobre e salvar vidas, entre elas a de Augusto Nonato, criança de 10 anos, há três anos na fila de espera por um transplante, após ser diagnosticado com leucemia.

“A gente faz o pedido para o máximo de pessoas que puder se cadastrar, porque é muito difícil achar um doador compatível. É uma chance em 100 mil. Se todos nós pudermos participar desse movimento vai aumentar a chance do Augusto. No caso dele, que tem esse câncer, as células dele são doentes. Não adianta reproduzir as células, porque vai reproduzir células doentes. Por isso ele precisa retirar as células adoecidas e substituir por células de outro corpo, que seja compatível, para que ele tenha chance de continuar vivendo”, afirmou Eunice Nonato, avó de Augusto.

Como se cadastrar como doador

Para se cadastrar como doador, é necessário ter ao menos 18 anos e no máximo 34 anos e 6 meses. Além de estar em bom estado de saúde, não ter histórico de doenças infecciosas, câncer ou doenças hematológicas. É necessário trazer documento oficial com foto e cartão do SUS (se disponível). 

Muitos pacientes com leucemia e outras doenças hematológicas dependem de um transplante de medula óssea para a cura. A chance de encontrar um doador compatível pode ser rara. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de salvar uma vida.

A UNIVALE convida todos os membros da comunidade acadêmica e da população em geral para participar desta campanha e contribuir para um futuro mais saudável para muitos pacientes. 

Como funciona o processo de doação?

Os voluntários passarão por uma breve entrevista e preencherão um formulário com informações básicas de saúde. Em seguida será coletada uma amostra de sangue (aproximadamente 5 ml) para testes de compatibilidade. Se o doador for compatível com algum paciente, ele será contatado para a doação.

A ação, portanto, será no laboratório 1 no bloco B4, das 8 às 11 horas. Mas em outros dias é possível se cadastrar no Hemominas, na Rua Barão do Rio Branco, 707, no centro de Governador Valadares.

Veja também o vídeo da UNIVALE TV sobre a campanha de doação de medula óssea:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM