Para reiterar seus colaboradores sobre a importância de ações preventivas sobre prevenção e combate a incêndio, a Unimed Valadares realizou em 27 de dezembro o “Simulado de Emergência da Sede Administrativa”. O evento aconteceu de forma sigilosa para 177 colaboradores da unidade.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Brigada de Incêndio foram os responsáveis pela organização do teste. O Exercício do Plano de Emergência de Desocupação teve a presença do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Governador Valadares (6º BBM).
As atividades tiveram o apoio do Hospital Unimed, com colaboradores dos setores Administrativo, Enfermagem e Manutenção. O objetivo da ação foi também o cumprir a legislação vigente, através da “Instrução Técnica nº 12” do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
A evacuação de emergência avaliou a capacidade de resposta de 18 brigadistas e ocupantes da edificação da Unimed. A simulação abordou: cronometragem do tempo de evacuação do prédio, avaliação do comportamento da Brigada, tempo de resposta do 6º BBM e demais informações que envolvem emergência.
Para o técnico em Segurança do Trabalho Mateus de Souza, a cooperativa buscou ensinar a melhor maneira de agir. “A importância é capacitar as pessoas para que tenham condições de sair numa emergência de incêndio, que se propaga muito rápido. Em minutos os colaboradores precisam agir. Só conseguem agir com treinamento”, disse.
O tenente CB Henrique Lana avaliou o evento como positivo: “O simulado tem grande valia para a comunidade e os funcionários da Unimed. Caso tenha algum princípio de incêndio, os colaboradores têm que estar treinados e saber atuar, assim como a atuação para evacuação pela Brigada de Incêndio”.