[the_ad id="288653"]

UFOP inicia implantação do campus em Ipatinga com os cursos de Pedagogia e Direito

FOTO: Divulgação

IPATINGA – A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deu mais um passo concreto para a instalação de seu novo campus em Ipatinga. Em visita realizada na última sexta-feira (29), representantes da instituição estiveram na cidade para alinhar os detalhes finais da implantação, que segue dentro do cronograma estabelecido. A previsão é de que as primeiras turmas comecem as aulas em abril de 2026, com os cursos de Pedagogia e Direito.

A comitiva da UFOP, liderada pelo reitor Luciano Campos, visitou o espaço da antiga Suplan, que foi cedido pela Prefeitura de Ipatinga para abrigar temporariamente o novo campus. A inspeção técnica contou com a presença da secretária de Assuntos Institucionais, Patrícia Avelar, e do secretário de Administração, Leonardo Oliveira.

Após a visita, foi realizada uma reunião de alinhamento com o prefeito da cidade. Também participaram do encontro Cláudio Eduardo Lana, prefeito universitário; Edmundo Dantas Gonçalves, vice-prefeito universitário; Rondon Marques Rosa, chefe de gabinete; e Paganini Barcellos, presidente da Comissão de Implantação do campus Ipatinga.

Segundo o reitor Luciano Campos, aproximadamente 80% do processo necessário à implantação já foi concluído. “Em abril, muito provavelmente, estaremos recebendo estudantes aqui em Ipatinga nos cursos de Direito e Pedagogia. Todo o processo que precisa ser feito na universidade está sendo realizado”, afirmou.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais Nunes (PL), destacou a relevância do momento. “Receber a UFOP em Ipatinga é um momento histórico para nossa cidade. O campus vai oferecer cursos de qualidade, abrir oportunidades de formação e fortalecer ainda mais a educação e a pesquisa em nossa região. A UFOP já não é mais um sonho, é realidade, e abril já é logo ali”, disse.

Estrutura e obras

A desmobilização da estrutura da Suplan, que dará lugar ao campus da universidade, avança em ritmo acelerado. Técnicos da UFOP têm indicado as áreas prioritárias para liberação, e a Prefeitura vem conduzindo o processo dentro dos prazos estabelecidos. Embora as obras definitivas comecem apenas em 2026, o início das aulas será viabilizado por meio de espaços provisórios já em fase de adequação.

Novos cursos e expansão

Além de Direito e Pedagogia, a universidade pretende oferecer, futuramente, cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia, totalizando até seis graduações. As vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), ferramenta do governo federal para o ingresso em instituições públicas de ensino superior.

Projeto de mestrado

A UFOP também articula a implantação de um curso de mestrado interinstitucional (Minter) em parceria com a Escola do Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A proposta está sendo enviada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo Luciano Campos, há expectativa de que Ipatinga seja uma das cidades a sediar essa pós-graduação voltada a juízes, desembargadores e servidores do TJMG.

Conexão histórica com Ipatinga

Durante a visita, o reitor lembrou a relação histórica da UFOP com a cidade de Ipatinga. “A universidade é centenária, formada por duas instituições do século XIX: a Escola de Farmácia, de 1839, e a Escola de Minas, de 1876. Quando foi construída a Usiminas, os engenheiros responsáveis vieram da nossa Escola de Minas. É o que chamamos de história dos ‘Sete Samurais’. Portanto, esta implantação é, de certa forma, um retorno da UFOP à cidade de Ipatinga”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira