Turismo em pauta: autoridades se reúnem na Ibituruna para debater o tema

A reunião fechou a agenda de compromissos do governador na cidade, que se comprometeu a ajudar no desenvolvimento turístico do pico.

Na tarde da última quinta-feira (19), autoridades municipais e federais se reuniram no pico da Ibituruna com o prefeito André Merlo (PSDB), governador Romeu Zema (Novo), e com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, para analisar o desenvolvimento e o potencial turístico da região. Durante o encontro, o prefeito André Merlo explicou a necessidade de descentralizar do Estado algumas responsabilidades referentes ao desenvolvimento de atividades no pico e destacou a importância da administração municipal ter mais autonomia na gestão desses processos.

“Nós queremos assumir legalmente este compromisso porque já é a Prefeitura de Valadares que faz a gestão. O pico da Ibituruna está em Governador Valadares, mas ele representa Minas Gerais inteira para o mundo. O que nós queremos agora é a parceria do Estado para o desenvolvimento e tenho certeza que juntos vamos conseguir mais recursos. Pessoas moram aqui, pessoas produzem aqui, já estamos preparados para ser uma grande atração para todo o Brasil.”

Prefeito destaca morosidade na aprovação de projetos

O Prefeito destacou, ainda, a dificuldade de viabilizar atrações turísticas devido a morosidade na aprovação de projetos legalmente. “Temos projetos para trazer atrações que estão engavetados, porque não conseguimos viabilizar com órgãos responsáveis. Precisamos desburocratizar os processos, e quero deixar claro que nós queremos fazer isso com harmonia, protegendo a natureza. Tenho certeza que quando conseguirmos vamos ter mais defensores e ajuda na preservação”, afirmou.

Foto 2: Divulgação

Romeu Zema promete avaliar pedido do prefeito

Na oportunidade, o governador Romeu Zema ressaltou os benefícios do turismo para desenvolvimento integral dos municípios e prometeu avaliar quais responsabilidades sobre o desenvolvimento turístico do pico da Ibituruna podem ser repassadas para administração da Prefeitura. “Pelo que eu pude ver a área já está propícia a receber turistas, o que nós precisamos fazer agora é começar a estruturar. Temos regiões serranas no Brasil que atraem milhares de pessoas por ano gerando emprego, desenvolvimento e vamos analisar a melhor forma para levarmos este projeto adiante. Sabemos que não é fácil, mas o Estado vai dar total apoio. Deixo o secretário Leônidas com a missão de avaliar quais questões o Município pode assumir, e o Estado faz o repasse para o custeio e manutenção. Queremos que a Ibituruna seja algo que ajude a atrair turistas e levar o nome de Governador Valadares longe.”

A reunião contou ainda com a presença de secretários do município e do Estado, além de representantes de entidades de classe, moradores e empresários da região.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM