LONDRES – O Tribunal Superior de Londres divulgará, nesta sexta-feira (14), às 6h30 da manhã (horário de Brasília), sua decisão sobre a responsabilidade da mineradora BHP pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015. O caso é considerado o maior desastre socioambiental da história do Brasil.
O resultado da decisão ainda é desconhecido e será revelado apenas no horário informado. Às 11h30, está prevista uma coletiva de imprensa online para esclarecimentos sobre a sentença. A ação é movida pelo escritório internacional Pogust Goodhead, que representa as vítimas, incluindo indivíduos, empresas, municípios e entidades brasileiras afetadas pelo rompimento da barragem. Caso a mineradora seja considerada legalmente responsável, esta será a primeira vez que uma das empresas envolvidas é reconhecida como culpada pela tragédia em um tribunal estrangeiro.
A barragem de rejeitos de Fundão, pertencente à Samarco — controlada pela Vale e pela BHP Billiton —, rompeu-se no dia 5 de novembro de 2015, liberando mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração. A lama tóxica devastou o distrito de Bento Rodrigues, matou 19 pessoas e contaminou cerca de 700 quilômetros de rios, atingindo comunidades em Minas Gerais e Espírito Santo até chegar ao mar.
Cronologia do caso
- Novembro de 2018: Ação movida nos tribunais ingleses.
- Julho de 2022: Justiça inglesa decide que tem jurisdição para julgar o caso.
- Outubro de 2024 – março de 2025: Julgamento sobre a responsabilidade da mineradora.
- Novembro de 2025: Divulgação da sentença sobre a responsabilidade da BHP.








Comments 2
Todos nós esperamos justiça, pois a água, teve grande tragédia em nossos organismo, hj minha visão e horrível, quase não vejo bem ,minha cabeça dor, e o ouvido meio sudo, e o abalo, de perda q é um dor q nunca acaba, queremos só viver melhor.
Como esperado, a Samarco induziu o acordo “PID” e em seguida será divulgado o resultado da ação na Inglaterra.